Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorValdivia, Tomás Beckpt_BR
dc.date.accessioned2021-01-30T04:18:02Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217628pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho examina a peça O Percevejo, de Vladímir Vladímirovitch Maiakóvski. Em um primeiro momento, buscou-se contextualizar a trajetória do autor, desde sua infância até o início da vida adulta, já em Moscou. O surgimento do Maiakóvski poeta acompanhou o fervor dos anos pré-revolucionários na Rússia tsarista da década de 1910, e sua obra desenvolveu-se sob o signo do futurismo russo, movimento que também foi brevemente discutido aqui. Também constam comentários sobre a relação do poeta com o regime soviético, que num primeiro momento apoiou as vanguardas culturais surgidas no início do século XX, para depois esmagá-las. Em seguida, foram pontuadas algumas temáticas recorrentes no trabalho maiakovskiano, desenvolvidas desde os primeiros escritos do autor, até a peça que é o centro deste trabalho. Por fim, há uma breve introdução ao teatro russo e soviético e exercícios de análise da obra.pt_BR
dc.description.abstractLe présent travail examine la pièce La Punaise, de Vladimir Vladimirovitch Maïakovski. Dans un premier moment, il y a une contextualisation de la trajectoire de l’auteur, dès son enfance jusqu’aux premières années de la vie adulte, à Moscou. L’émergence de Maïakovski poète a accompagné la ferveur des années immédiatement avant la révolution dans la Russie tsariste, et son oeuvre s’est développé sur le signe du futurisme russe, mouvement brièvement discuté ici. Il y a aussi des commentaires à propos de la relation entre le poète et le regime sovietique, qui d’abord a soutenu les avant-gardes surgies au début du XXe siècle, pour les détruire quelques annés plus tard. Puis, sont discutées quelques thématiques récurrents chez Maïakovski, développées depuis ses premiers écrits jusqu’à la pièce qui est le centre de ce travail. Finalement, il y a une petite introduction au théâtre russe et sovietique et des exercices d’analyse de l’oeuvre.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaiakovski, Vladimir, 1893-1930pt_BR
dc.subjectLittérature russefr
dc.subjectDramaturgiefr
dc.subjectLiteratura russapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectLa Punaisefr
dc.subjectFuturismo : Teatropt_BR
dc.subjectMaïakovskifr
dc.subjectFuturisme russefr
dc.titleO poeta e sua revolução : análise da peça O percevejo, de Vladímir Maiakóvskipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121939pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples