Currículo baseado em competências : uma proposta para o programa de residência médica em medicina de família e comunidade no município de Campo Bom - RS
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
INTRODUÇÃO: O ensino por competências tem ganho espaço de discussão na educação médica. A residência médica consiste em um formato de pós-graduação baseada no treinamento em serviço, sendo um dos principais caminhos para obtenção de registro de especialista no Brasil. A relação das políticas de expansão das residências médicas, especialmente em medicina de família e comunidade, com a inserção de campos de estágios práticos junto à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), trouxe consigo ...
INTRODUÇÃO: O ensino por competências tem ganho espaço de discussão na educação médica. A residência médica consiste em um formato de pós-graduação baseada no treinamento em serviço, sendo um dos principais caminhos para obtenção de registro de especialista no Brasil. A relação das políticas de expansão das residências médicas, especialmente em medicina de família e comunidade, com a inserção de campos de estágios práticos junto à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), trouxe consigo uma demanda por organizações curriculares por competências. Apesar da publicação de um currículo guia pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em 2015, este pode não ser aplicável a todas as realidades de ensino médico no país. OBJETIVO: Elaborar um currículo baseado em competências para o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade no município de Campo Bom – RS. METODOLOGIA: Revisão literária constituída pela análise de currículos por competências para Medicina de Família e Comunidade publicados por entidades médicas e instituições de ensino nos níveis nacionais e internacionais e pela busca em bases de dados por artigos sobre residência em medicina de família, currículo e competências. RESULTADOS: Produção de uma proposta curricular composta por matriz de competências, as quais foram organizadas em cinco principais grupos (comunicação; atenção à saúde; ética e profissionalismo; gestão; ensino e pesquisa), orientações para organização dos estágios, cargas horárias, adequações ensino-serviço, recursos didáticos e guias de processos avaliativos. Confecção de um site fornecendo acesso à matriz resultante deste trabalho, assim como às matrizes extraídas dos currículos das entidades/instituições de medicina de família e comunidade. CONCLUSÕES: Este trabalho tem o intuito de contribuir com a excelência de um serviço de assistência e ensino em implementação, assim como disponibilizar materiais que possam servir de apoio para pesquisas futuras. O compartilhamento dos produtos desta dissertação de Mestrado Profissional contribui com o debate no campo das competências, da residência em Medicina de Família e Comunidade e com outros programas de residência médica que desenvolvam seus projetos de currículos baseados em competências. ...
Abstract
INTRODUCTION: Competency-based teaching has gained space for discussion in medical education. Medical postgraduate is based on in-service training, being one of the main ways to obtain a specialist registry in Brazil. The relationship of the expansion policies of medical residences, especially in family and community medicine, with the insertion of fields of practical internships with the services network of the Brazilian Unified Health System (SUS), brought with it a demand for competencies in ...
INTRODUCTION: Competency-based teaching has gained space for discussion in medical education. Medical postgraduate is based on in-service training, being one of the main ways to obtain a specialist registry in Brazil. The relationship of the expansion policies of medical residences, especially in family and community medicine, with the insertion of fields of practical internships with the services network of the Brazilian Unified Health System (SUS), brought with it a demand for competencies in the curricular organizations. Despite the publication of a guide curriculum by the Brazilian Society of Family and Community Medicine (SBMFC), in 2015, this may not be applicable to all medical teaching realities in the country. OBJECTIVE: To develop a competency-based curriculum for the Family and Community Medicine Residency Program in the city of Campo Bom - RS. METHODOLOGY: Literature review consisting of the analysis of curricula by competences for Family and Community Medicine published by medical entities and educational institutions at national and international levels and by searching databases for articles on residency in family medicine, curriculum and competence. RESULTS: Production of a curricular proposal composed of a matrix of competences, which were organized into five main groups (communication; health care; ethics and professionalism; management; teaching and research), guidelines for the organization of training sessions, workloads, teaching-service integration, didactic resources and guides for evaluation processes. Creation of a website providing access to the matrix resulting from this work, as well as to matrices extracted from the curricula of entities/institutions of family and community medicine. CONCLUSIONS: This work aims to contribute to the excellence of a health and teaching service under implementation, as well as to provide materials that can serve as support for future research. The sharing of the products of this Professional Master's thesis contributes to the debate in the field of competencies, residency in Family and Community Medicine and with other medical residency programs that develop their own competence-based curriculum projects. ...
Resumen
INTRODUCCIÓN: La enseñanza por competencias ha ganado espacio de discusión en el campo de la educación médica. La residencia médica consiste en un formato de posgrado basado en la formación en servicio, siendo una de las principales vías para obtener un registro de especialista en Brasil. La relación de las políticas de expansión de las residencias médicas, especialmente en medicina familiar y comunitaria, con la inserción de los campos de prácticas con la red de servicios del Sistema Único de ...
INTRODUCCIÓN: La enseñanza por competencias ha ganado espacio de discusión en el campo de la educación médica. La residencia médica consiste en un formato de posgrado basado en la formación en servicio, siendo una de las principales vías para obtener un registro de especialista en Brasil. La relación de las políticas de expansión de las residencias médicas, especialmente en medicina familiar y comunitaria, con la inserción de los campos de prácticas con la red de servicios del Sistema Único de Saúde (SUS), trajo consigo una demanda de organizaciones curriculares por competencias. A pesar de la publicación de un guía de formación por la Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), en 2015, esto puede no ser aplicable a todas las realidades de la enseñanza médica en el país. OBJETIVO: Desarrollar un currículo por competencias para el Programa de Residencia de Medicina Familiar y Comunitaria en el municipio de Campo Bom - RS. METODOLOGÍA: Revisión literaria consistente en el análisis de los currículos por competencias de Medicina Familiar y Comunitaria publicados por entidades médicas e instituciones educativas a nivel nacional e internacional y mediante la búsqueda en bases de datos de artículos sobre la residencia en medicina familiar, currículum y competencias. RESULTADOS: Elaboración de una propuesta curricular compuesta por una matriz de competencias, las cuales fueron organizadas en cinco grandes grupos (comunicación; salud; ética y profesionalismo; gestión; y docencia e investigación), lineamientos para la organización de pasantías, cargas de trabajo, adecuación docencia-servicio, recursos didácticos y guías de procesos de evaluación. Creación de un sitio web que dé acceso a la matriz resultante de este trabajo, así como a matrices extraídas de los currículos de las entidades/instituciones de medicina familiar y comunitaria. CONCLUSIONES: Este trabajo tiene como objetivo contribuir a la excelencia de un servicio asistencial y docente en la implementación, así como proporcionar materiales que puedan servir de soporte para futuras investigaciones. La puesta en común de los productos de esta tesis de Máster Profesional contribuye al debate en el ámbito de las competencias, la residencia en Medicina Familiar y Comunitaria y con otros programas de residencia médica que desarrollan sus proyectos curriculares por competencias. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
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Ciências da Saúde (9127)Ensino na Saúde (135)
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