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dc.contributor.advisorDe Leon, Daniel Milbrathpt_BR
dc.contributor.authorVargas, Giuliano Mesquita dept_BR
dc.date.accessioned2021-01-19T04:09:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217407pt_BR
dc.description.abstractO sistema de freio é extremamente crítico para qualquer tipo de veículo pois deve garantir, além de uma operação confiável, a segurança dos ocupantes. Especificamente para os veículos do tipo baja, protótipos projetados e fabricados para competição fora de estrada, os componentes precisam ser selecionados para cumprir requisitos específicos de projeto com a menor adição de massa possível ao protótipo. Neste trabalho um sistema de freio à disco é dimensionado a partir do equacionamento quase-estático do veículo e de dados de entrada provenientes do protótipo atual da equipe. São apresentadas as hipóteses assumidas para simplificação do equacionamento assim como a seleção de itens padrão de mercado como pastilhas de freio e vedações. Os componentes disco e pinça são projetados em SolidWorks e avaliados em dois materiais propostos para cada. Para seleção dos materiais e validação do projeto são realizadas análises de esforços mecânicos utilizando o software Ansys Workbench. São apresentados os resultados de tensão equivalente de Von-Mises, deslocamento, coeficiente de segurança e redução de massa em comparação ao protótipo de 2019. São apresentados também o memorial de cálculo em planilhas de Excel e os desenhos de fabricação e montagem.pt_BR
dc.description.abstractThe brake system is extremely critical for any type of vehicle as it must guarantee occupant safety in addition to reliable operation. Specifically for baja vehicles, prototypes designed and manufactured for competition, components need to be selected to meet specific design requirements with the least possible mass addition to the prototype. In this monography, a disk brake system is dimensioned based on the almost-static equations of the vehicle and input data from the team’s current prototype. The hypotheses assumed for simplifying the equations are presented, as well as the selection of standard market items such as brake pads and seals. The disk and caliper components are designed in SolidWorks and evaluated in two materials proposed for each. For the selection of materials and validation of the project, mechanical stress analyzes are performed using the Ansys Workbench software. The results of Von-Mises equivalent stress, maximum deformation, safety coefficient and mass reduction in comparison to the prototype of 2019 are presented. The calculation memorial in Excel spreadsheets and the manufacturing and assembly drawings are also presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutomotive brakeen
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectMechanical designen
dc.subjectAutomóvel : Projeto e construçãopt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.subjectBaja SAEen
dc.subjectFinite element methoden
dc.titleDimensionamento e projeto de pinça e disco de freio aplicados à um veículo fora de estrada Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeDimensioning and design of brake caliper and disc applied to an off-road vehicle Baja SAE en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120744pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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