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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorProto, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-23T04:12:12Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216765pt_BR
dc.description.abstractA transitividade sônica apresenta-se enquanto qualidade potente do meio sonoro para a produção artística, sob a tentativa de um fazer político e contagiante. Assim, por meio de uma proposição experimental ficcional-cartográfica, este trabalho revisa algumas características do som, como a espectralidade, a velocidade e a vibração, a fim de desenvolver o conceito de transitividade e sua aplicação no campo da arte. O texto é dividido em duas partes: territórios e dispositivos, por onde o leitor percorre tanto as qualidades e incidências do som no mundo, quanto os agenciamentos sônicos possíveis que alteram esses modos de existência, em uma dinâmica inventiva de leitura, que prevê a mobilidade entre vozes, abordagens e papéis. Ao fim, propõe-se com este trabalho uma percepção outra do fazer artístico ao elencar o som como meio, e ao defender a transitividade, ou ainda, a qualidade de atravessamento do meio sônico, enquanto possibilidade de criação de novos mundos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titleTransitividade sônicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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