Transitividade sônica
dc.contributor.advisor | Carvalho, Ana Maria Albani de | pt_BR |
dc.contributor.author | Proto, Camila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-23T04:12:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216765 | pt_BR |
dc.description.abstract | A transitividade sônica apresenta-se enquanto qualidade potente do meio sonoro para a produção artística, sob a tentativa de um fazer político e contagiante. Assim, por meio de uma proposição experimental ficcional-cartográfica, este trabalho revisa algumas características do som, como a espectralidade, a velocidade e a vibração, a fim de desenvolver o conceito de transitividade e sua aplicação no campo da arte. O texto é dividido em duas partes: territórios e dispositivos, por onde o leitor percorre tanto as qualidades e incidências do som no mundo, quanto os agenciamentos sônicos possíveis que alteram esses modos de existência, em uma dinâmica inventiva de leitura, que prevê a mobilidade entre vozes, abordagens e papéis. Ao fim, propõe-se com este trabalho uma percepção outra do fazer artístico ao elencar o som como meio, e ao defender a transitividade, ou ainda, a qualidade de atravessamento do meio sônico, enquanto possibilidade de criação de novos mundos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Som | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | Transitividade sônica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001120925 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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