Mostrar registro simples

dc.contributor.authorArnold, Denise Soarespt_BR
dc.contributor.authorDalcin, Andréiapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:11:35Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2238-0345pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216207pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado profissional, na perspectiva da pesquisa-ação, que investigou conexões entre matemática e literatura infantil. As atividades propostas a partir do livro Contagem Regressiva foram realizadas em uma turma de Educação Infantil de escola pública gaúcha. A exploração do livro e a contagem por ele sugerida levaram a um jogo, que provocou os alunos à observação de um relógio de ponteiros. Os registros destas crianças, de cinco e seis anos, evidenciam suas hipóteses sobre a passagem do tempo e noções de continuidade, nos alertando para o potencial pedagógico do relógio analógico na construção do conceito de tempo e na compreensão dos instrumentos que o medem. Além disso, o estudo reforça a importância da narrativa e da ludicidade no desenvolvimento das crianças pequenas. O trabalho com livros de leitura infantil potencializa a exploração de conceitos matemáticos complexos de modo intuitivo.pt_BR
dc.description.abstractThis present article presents the cut of a master’s research that investigated connections between mathematics and children’s literature. The activities proposed of the book “Contagem Regressiva”, our object of analysis, it was carried out with a Preschool Class of a public school from Rio Grande do Sul. The book’s exploration and the counting suggested by them led to a game. It led students to observation of an analog clock. Children aged five and six years made records. These records evidence their hypotheses about time passing and continuity notions, it alerts us to pedagogical potencial of analog clocks in the construction of time’s concept and in the understanding about the measured time’s instruments. Besides this, the study reinforces the importance of narrative and playfulness on little children’s development. Working with children’s reading books empowers the exploration of complex mathematical concepts intuitively.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRIPEM: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília, DF. Vol. 10, n.2 (2020), p. 167-181pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContinuityen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.titleFormação interdisciplinar de professores : percepções de egressos de um curso de ciências naturais e matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMathematics and Children’s Literature : a book, a game and the challenge of “drawing” timeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119649pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples