Papéis que guardam memórias de uma professora polivalente : miradas para as aulas de história (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978 - 1986)
dc.contributor.author | Almeida, Dóris Bittencourt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-05T04:27:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-9949 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/216141 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo investiga seis cadernos de planejamento de uma professora polivalente do Colégio de Aplicação (UFRGS), em que descreve suas aulas, entre 1978 e 1986. Entendem-se esses artefatos como testemunhos da cultura escolar, na perspectiva da singularidade das escritas ordinárias. Metodologicamente, analisaram-se as práticas desenvolvidas nas aulas de História, em suas dimensões, recorrências, relações com outros componentes curriculares e transformações ao longo dos anos. Cadernos como esses comumente são vistos como resíduos da escola, entretanto, conservam sua potência como documentos inscritos nos campos da História da Educação em suas interfaces com a História da Cultura Escrita. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article investigates six notebooks of planning a general-purpose Application high school teacher (UFRGS), in which he describes his classes, between 1978 and 1986. Means these artifacts as testimonies of school culture, in view of the uniqueness of the writings. Methodologically, analyzed the practices developed in history, in its dimensions, recurrences, relations with other curricular components and transformations over theyears. Notebooks like these commonly are seen as waste of school, however, retain your power as documentsentered in the fields of history of education in its interfaces with the history of Written Culture. | es |
dc.description.abstract | El artículo investiga seis cuadernos de planificación de un profesor de escuela secundaria (UFRGS), de aplicación general en el que describe sus clases, entre 1978 y 1986. Significa que estos artefactos como testimonios de la cultura escolar, teniendo en cuenta la singularidad de las escrituras. Metodológicamente, se analizaron las prácticas desarrolladas en la historia, en sus dimensiones, las repeticiones, las relaciones conotros componentes curriculares y transformaciones durante los años. Cuadernos como estos comúnmente son vistos como basura de laescuela, sin embargo, conservar su poder como documentos ingresaren los campos de la historia de la educaciónen sus interfaces con la historia de la cultura escrita. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n.3 (set./dez. 2019), p. 57-71 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School notebooks | en |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | All-round education | en |
dc.subject | Schoolofapplication | en |
dc.subject | Personal files | en |
dc.subject | Schoolculture | en |
dc.title | Papéis que guardam memórias de uma professora polivalente : miradas para as aulas de história (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978 - 1986) | pt_BR |
dc.title.alternative | Papeles que guardan memorias de un profesor multipropósito : vistas para clases de historia (Colégio de Aplicação/UFRGS-1978-1986) | es |
dc.title.alternative | Papers that keep memories of a multipurpose teacher : sights for history classes (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978- 1986) | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001112154 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39566)Ciências Humanas (6795)