Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-05T04:27:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-9949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216141pt_BR
dc.description.abstractO artigo investiga seis cadernos de planejamento de uma professora polivalente do Colégio de Aplicação (UFRGS), em que descreve suas aulas, entre 1978 e 1986. Entendem-se esses artefatos como testemunhos da cultura escolar, na perspectiva da singularidade das escritas ordinárias. Metodologicamente, analisaram-se as práticas desenvolvidas nas aulas de História, em suas dimensões, recorrências, relações com outros componentes curriculares e transformações ao longo dos anos. Cadernos como esses comumente são vistos como resíduos da escola, entretanto, conservam sua potência como documentos inscritos nos campos da História da Educação em suas interfaces com a História da Cultura Escrita.pt_BR
dc.description.abstractThe article investigates six notebooks of planning a general-purpose Application high school teacher (UFRGS), in which he describes his classes, between 1978 and 1986. Means these artifacts as testimonies of school culture, in view of the uniqueness of the writings. Methodologically, analyzed the practices developed in history, in its dimensions, recurrences, relations with other curricular components and transformations over theyears. Notebooks like these commonly are seen as waste of school, however, retain your power as documentsentered in the fields of history of education in its interfaces with the history of Written Culture.es
dc.description.abstractEl artículo investiga seis cuadernos de planificación de un profesor de escuela secundaria (UFRGS), de aplicación general en el que describe sus clases, entre 1978 y 1986. Significa que estos artefactos como testimonios de la cultura escolar, teniendo en cuenta la singularidad de las escrituras. Metodológicamente, se analizaron las prácticas desarrolladas en la historia, en sus dimensiones, las repeticiones, las relaciones conotros componentes curriculares y transformaciones durante los años. Cuadernos como estos comúnmente son vistos como basura de laescuela, sin embargo, conservar su poder como documentos ingresaren los campos de la historia de la educaciónen sus interfaces con la historia de la cultura escrita.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofReflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n.3 (set./dez. 2019), p. 57-71pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool notebooksen
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectAll-round educationen
dc.subjectSchoolofapplicationen
dc.subjectPersonal filesen
dc.subjectSchoolcultureen
dc.titlePapéis que guardam memórias de uma professora polivalente : miradas para as aulas de história (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978 - 1986)pt_BR
dc.title.alternativePapeles que guardan memorias de un profesor multipropósito : vistas para clases de historia (Colégio de Aplicação/UFRGS-1978-1986)es
dc.title.alternativePapers that keep memories of a multipurpose teacher : sights for history classes (Colégio de Aplicação/UFRGS – 1978- 1986)en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112154pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples