Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMagalhaes, Nara Maria Emanuellipt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Cláudia Medianeira Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T04:08:56Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216044pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe-se a realizar uma análise da trajetória da avaliação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de entrevistas com os gestores que estiveram à frente da Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde o seu surgimento nos anos 2000 até 2016 (ou seja, quatro gestores). Destacam-se do contexto mais geral de avaliação nacional as iniciativas locais que foram sendo adaptadas para atender às demandas por uma avaliação mais global, passando pelas diferentes gestões e o respectivo foco de sua atuação durante o processo. Procura-se compreender o modo como a UFRGS, ao longo do tempo, vai constituindo uma cultura de avaliação.pt_BR
dc.description.abstractThis article proposes to carry out an assessment of the trajectory analysis UFRGS, from interviews with managers who were ahead of the Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) since its inception in 2000 to 2016 (ie four managers). It highlights the more general context of national evaluation local initiatives that have been adapted to meet the demands for a more comprehensive evaluation through different administrations and their focus of its operations during the process. Wanted understand how UFRGS, over time, will constituting an evaluation culture.en
dc.description.abstractEste artículo se propone llevar a cabo una evaluación de la trayectoria de la UFRGS, a partir de entrevistas con los gerentes que estuvieran a frente de la Secretaria de Avaliação Institucional (SAI), desde su creación en los años 2000 hasta 2016 (o sea, cuatro gestores). Se destaca del contexto más general de evaluacion nacional las iniciativas locales que han sido adaptadas para satisfacer las demandas por una evaluacion más global, a través de las administraciones, buscando conocer el foco de trabajo en los diferentes periodos. Busca-se compreender la manera como la UFRGS va construyendo una cultura de evaluación al decorrer del proceso.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio : avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 28, n. 109 (out./dez. 2020), p. 909-928pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura institucionalpt_BR
dc.subjectInternal cultureen
dc.subjectSelf-evaluationen
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectExternal evaluationen
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEvaluation cultureen
dc.subjectCultura internaes
dc.subjectAutoevaluaciónes
dc.subjectEvaluación externaes
dc.subjectCultura de evaluaciónen
dc.titleA cultura de avaliação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) : entre a avaliação externa e a autoavaliaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) evaluation culture: between external evaluation and self-assessmenten
dc.title.alternativeLa cultura de evaluación de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) : entre la evaluación externa y la autoevaluaciónes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118704pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples