Narrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantis
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolviment ...
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese. ...
Abstract
This paper shows the results of students’ participation in student council in schools from the city of Mogi das aruzes, qão naulo, Brazil. mur purpose was to analyze the ȋautoȌbiographical narratives of the guild members, capturing pedagogies emerging from this process of implication of oneself with others, in interaction. We asked: What do they think about their participation? What are the barriers to their participation, and how do they manage to overcome them? How important is the promotion ...
This paper shows the results of students’ participation in student council in schools from the city of Mogi das aruzes, qão naulo, Brazil. mur purpose was to analyze the ȋautoȌbiographical narratives of the guild members, capturing pedagogies emerging from this process of implication of oneself with others, in interaction. We asked: What do they think about their participation? What are the barriers to their participation, and how do they manage to overcome them? How important is the promotion of the student council for the development of these young people? Our methodology was based on dialog-interviews, leading to oral and written ȋautoȌbiographical narratives. bata were analyzed through practical hermeneutics based on the processes of biographization and heterobiographization of respondents. ue conclude by presenting relections on the multiple, emerging pedagogies which establish networks of support and assistance among subjects in learning communities, as indicated by the pedagogies of trust, gesture and asceticism. ...
Contido em
Densidades: revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 8 (maio/ago. 2020), p. 63-76
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License