Da produção textual ao estudo gramatical
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam ...
Este trabalho tem como objetivo promover uma reflexão acerca do ensino de Língua Portuguesa, questionando métodos e buscando a real importância e aplicação dos conhecimentos a serem ensinados. Aborda a relação entre o ensino puramente gramatical e o ensino através de textos escritos, defendendo a ideia de que, para se obter um resultado satisfatório, é preciso apresentar o objeto de estudo constituído no texto, desse modo mostrando a aplicação prática desse conhecimento em atividades que buscam levar o aluno a refletir sobre a língua e não simplesmente a decorar regras que nada lhe dizem. Para atingir os resultados almejados, se faz necessário adequar os temas trabalhados e a forma de abordagem dos mesmos à realidade infantil e adolescente, considerando fatores como as condições culturais, sociais e línguísticas do grupo. ...
Abstract
This work aims to promote a reflection on the teaching of Portuguese language, questioning methods and seeking the real importance and application of knowledge to be taught. Discusses the relationship between education purely grammatical and teaching through written texts, defending the idea that, to achieve a satisfactory result, you need to present the object of study formed in the text, thus showing the practical application of knowledge in activities seeking to bring the student to reflect ...
This work aims to promote a reflection on the teaching of Portuguese language, questioning methods and seeking the real importance and application of knowledge to be taught. Discusses the relationship between education purely grammatical and teaching through written texts, defending the idea that, to achieve a satisfactory result, you need to present the object of study formed in the text, thus showing the practical application of knowledge in activities seeking to bring the student to reflect on the language and not simply to memorize rules that tell him/her nothing. To achieve the desired results, it is necessary to fit the themes discussed and how to approach the reality of these children and adolescents, considering factors such as cultural, social and linguistic group. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1206)
Este item está licenciado na Creative Commons License