Os contos de crime e mistério numa proposta para o ensino da oralidade em Língua Portuguesa e Literatura

View/ Open
Date
2009Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo propor um projeto temático nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do 1º ano do Ensino Médio intitulado A arte nada elementar de solucionar mistérios e que visa a abordagem do gênero conto com a temática crime e mistério. A produção final consiste em um seminário em pequenos grupos, onde os alunos deverão apresentar os aspectos principais de um conto pré-estabelecido. Como extensão do projeto, deverá ser feita uma divulgação de outras obras ...
Este trabalho tem como objetivo propor um projeto temático nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura para alunos do 1º ano do Ensino Médio intitulado A arte nada elementar de solucionar mistérios e que visa a abordagem do gênero conto com a temática crime e mistério. A produção final consiste em um seminário em pequenos grupos, onde os alunos deverão apresentar os aspectos principais de um conto pré-estabelecido. Como extensão do projeto, deverá ser feita uma divulgação de outras obras literárias com o mesmo tema na rádio da escola. Os principais objetivos pedagógicos consistem em desenvolver as competências orais dos alunos, atualmente negligenciadas em sala de aula e aprimorar o conhecimento dos alunos sobre o gênero em questão. ...
Abstract
This paper intends to propose a thematic project in the disciplines of Portuguese and Literature for students in the 1st year of High School named A nada elementar arte de solucionar mistérios, which aims to approach short stories as a gender, especially narratives about crime and mystery. The final production is based on a seminar to be done by small groups in which students are supposed to present the main aspects of a pre-established short story. As a project extension, the groups can also b ...
This paper intends to propose a thematic project in the disciplines of Portuguese and Literature for students in the 1st year of High School named A nada elementar arte de solucionar mistérios, which aims to approach short stories as a gender, especially narratives about crime and mystery. The final production is based on a seminar to be done by small groups in which students are supposed to present the main aspects of a pre-established short story. As a project extension, the groups can also broadcast suggestions of other stories within the same gender in the school radio. The main pedagogical purposes are to develop students’ oral abilities, currently neglected in teaching and to improve students’ knowledge of this gender. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
