Proposição de um instrumento para verificar os fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O êxito da criação de novos produtos, novos serviços ou novas práticas de negócios começa com uma pessoa ou uma equipe pensando em uma ideia, desenvolvendo-a para além de seu estado inicial, a fim de produzir a inovação. Por tratar-se de um fator de grande relevância para a produção da inovação, o estudo da criatividade nas organizações busca entender o fenômeno especificamente no contexto organizacional. Pesquisas acadêmicas sobre o assunto vêm se proliferando, com uma variedade de publicações ...
O êxito da criação de novos produtos, novos serviços ou novas práticas de negócios começa com uma pessoa ou uma equipe pensando em uma ideia, desenvolvendo-a para além de seu estado inicial, a fim de produzir a inovação. Por tratar-se de um fator de grande relevância para a produção da inovação, o estudo da criatividade nas organizações busca entender o fenômeno especificamente no contexto organizacional. Pesquisas acadêmicas sobre o assunto vêm se proliferando, com uma variedade de publicações surgindo nos últimos anos, abordando a criatividade em diferentes contextos. Todos esses estudos trazem contribuições importantes e complementares para os estudos sobre a criatividade e seus fatores, no entanto, elas ainda deixam algumas lacunas tanto no âmbito teórico, quando no âmbito prático, especificamente no que diz respeito a instrumentos que permitam avaliar a percepção da criatividade nas organizações de forma abrangente e simples. Para preencher essa lacuna, o objetivo desta tese é compreender os fatores que afetam a criatividade dentro das organizações e realizar análise crítica de um instrumento para verificar esses fatores. A tese foi organizada em em três artigos: o primeiro apresenta uma revisão sistemática que busca realizar o levantamento dos fatores que influenciam a criatividade na prática das organizações propondo distribuí-los em três níveis, sendo eles: individual, de grupo e organizacional; o segundo artigo apresenta a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade partindo de um banco de dados secundário; e, finalmente o terceiro artigo apresenta aplicação de um instrumento de coleta de dados para que possibilite a comparação percentual direta entre a importância de criatividade atribuída a cada um dos três níveis que influenciam a criatividade em um instrumento menor. Os principais resultados desta tese podem ser sumarizados como: (1) a revisão sistemática possibilitou investigar, em seus múltiplos níveis, os estudos empíricos e converter em fatores dos três níveis (indivíduo, grupo e organizacional) através da utilização do software NVivo® e Design Structure Matrix; (2) para a redução da dimensionalidade de um instrumento de coleta de dados fundamentado nos fatores que influenciam a criatividade, utilizou-se como procedimentos metodológicos análises descritivas dos dados e Análise de Componentes Principais. Com base nos resultados preliminares, foi possível reduzir a dimensionalidade do instrumento de coleta de dados de 54 fatores para 17, mantendo no questionário aqueles fatores cujas cargas fatoriais mais contribuíram nos níveis individual, grupo e organizacional; (3) a partir dos resultados anteriores, foi estruturado um instrumento de coleta de dados que foi aplicado na área que mais predominou nas pesquisas, a área de tecnologia da informação. A aplicacao teve intuito de testar o instrumento para fins de ajustes, caso necessario. No caso deste estudo, foram levantados pontos positivos e negativos para que sejam revistos antes de seguir com aplicação do instrumento de coleta de dados em pesquisas futuras. ...
Abstract
The successes of new product generation, new services or new business practices begin with a person and an idea thinking about an idea, developing beyond its initial state. Considering that it is a factor of great relevance for the production of innovation, the study of creativity in organizations seeks to understand the phenomenon specifically in the organizational context. Academic research on the subject has been proliferating, a variety of publications have emerged in recent years addressin ...
The successes of new product generation, new services or new business practices begin with a person and an idea thinking about an idea, developing beyond its initial state. Considering that it is a factor of great relevance for the production of innovation, the study of creativity in organizations seeks to understand the phenomenon specifically in the organizational context. Academic research on the subject has been proliferating, a variety of publications have emerged in recent years addressing creativity in different contexts. All of these studies have important contributions and complementary to the study of creativity and its factors, however, they still leave some gaps in the theoretical framework, while on a practical level, specifically with respect to instruments that allow the evaluation of the perception of creativity in organizations in a comprehensive and simple way . To fill this gap, the purpose of this thesis is to understand the factors that affect creativity within organizations and perform critical analysis of an instrument to verify these factors. The thesis is organizedinto three articles: the first article presents a systematic review that seeks to survey the factors that influence creativity in the practice of proposing organizations distribute them in three levels, namely, individual, group and organizational; the second article presents the reduction of the dimensionality of a data collection instrument based on factors that influence creativity from a secondary database; and finally the third article presents an application of a data collection instrument so that it allows the direct percentage comparison between the importance of creativity attributed to each of the three levels that influence the creativity in a smaller instrument. The main results of this thesis can be summarized as: (1) a systematic review to investigate possible in its multiple levels, empirical studies and convert into factors of the three levels (individual, organizational and gruopo) by using software NVivo® Design and Structure Matrix, (2) to reduce the dimensionality of a reasoned data collection instrument in the factors that influence creativity was used as a methodological procedures descriptive data analysis and principal component analysis, based on preliminary results it was possible to reduce the dimensionality from the instrument of data collection from 54 factors to 17, keeping in the questionnaire those factors whose factor loads contributed most at the individual, group and organizational levels; (3) from the above results was structured a data collection tool that was applied in the area more predominant in research, técnolodia area of information, the application was intended to test the instrument for the purpose of adjustments if necessary. In the case of this study positive and negative points were raised so that they are reviewed before proceeding with application of the instrument of data collection in future researches. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
-
Engenharias (7412)Engenharia de Produção (1233)
Este item está licenciado na Creative Commons License