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dc.contributor.advisorLucas, Maria Elizabeth da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLuz, Gabriela Rodrigues do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T04:06:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214309pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação é um estudo etnomusicológico fruto de minha pesquisa de campo realizada com quatro mulheres musicistas, vítimas de violência doméstica, acolhidas em um projeto solidário de uma casa de ocupação em Porto Alegre, RS. Nesse local, pude conviver com essas mulheres “artistas” e como pesquisadora desempenhei meu papel como ouvinte e observadora participante dentro desse espaço social. Através de uma abordagem qualitativa em diálogo com os estudos de feministas negras e da etnomusicologia, procurei trazer suas vozes e as minhas reflexões sobre a conexão “perversa” que pode existir entre a música e a violência doméstica e como a mesma pode agir como “estopim” para o início das agressões contra mulheres musicistas. Dessa forma, pretendo jogar luz, dentro e fora dos muros acadêmicos, para essa problemática social existente dentro do universo musical, o qual o senso comum e a mídia insistem em retratar “romantizando” as habilidades musicais como uma esfera “bela e glamurosa”, portanto, desprovida de situações de violência e conflito. Sendo assim, procurei descrever como essas mulheres percebem e lidam com suas “habilidades musicais” assumindo uma atitude de “bênção e maldição” após as agressões sofridas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is an ethnomusicological study, the result of my field research conducted with four women musicians victims of domestic violence who were hosted at an occupation house in Porto Alegre, RS. In this place, I was able to live with these women “artists”, where as a field researcher I played my role as a listener and participant observer within this social space. Through a qualitative approach and ethnographic method I will seek to reflect on the "perverse" connection that may exist between music and domestic violence and how it may act as a "trigger" for the onset of aggression against these women musicians. In this way, I intend to bring light into and out of academic walls to this social problem within the musical universe, which the media insists on portraying and romanticizing musical skills as a “beautiful and glamorous” sphere, and therefore devoid of situations of violence and conflict. Therefore, I will try to describe how these women perceive and deal with her "musical abilities" in a kind of "blessing and curse" after the aggressions suffered.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectWomen musiciansen
dc.subjectBlack feminismen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectViolência domésticapt_BR
dc.subjectDomestic violenceen
dc.subjectMulheres na músicapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.title"Música entre lágrimas" : um estudo etnomusicológico sobre mulheres musicistas vítimas de violência domésticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118715pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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