Uma aplicação de programação inteira para otimização do planejamento da fiscalização no âmbito da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propor uma modelagem da alocação de fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. O problema consiste em minimizar o custo de diárias e passagens dispendido no exercício da fiscalização em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC). Os fiscais, que estão lotados em quatro cidades, e os CIACs, localizados em mais de 180, demandam inúmeros deslocamentos na realização das fiscalizações. Com restrições orçamentárias cada vez mais severas no âmbito do P ...
O presente trabalho tem como objetivo propor uma modelagem da alocação de fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. O problema consiste em minimizar o custo de diárias e passagens dispendido no exercício da fiscalização em Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC). Os fiscais, que estão lotados em quatro cidades, e os CIACs, localizados em mais de 180, demandam inúmeros deslocamentos na realização das fiscalizações. Com restrições orçamentárias cada vez mais severas no âmbito do Poder Executivo Federal, vê-se a necessidade de utilizar os recursos de maneira ótima, evitando desperdícios. Para tanto, foram utilizados dados reais para modelagem e resolução do problema. A abordagem ocorreu dividindo o problema em duas etapas, uma para geração das missões de trabalho e a outra para a alocação das equipes de inspeção. Dessa forma, buscando a geração da menor quantidade de missões e, na sequência, o menor custo da alocação dos inspetores ao longo do período de doze meses. Considerando a natureza de Programação Inteira do problema, o método de Geração de Colunas foi implementado, assim como um algoritmo heurístico para resolução. Adicionalmente, foram analisadas as implicações gerenciais da utilização do modelo, incluindo simulações de cenários com diferentes parâmetros. Os resultados obtidos indicam que é possível utilizar de forma mais eficiente os recursos disponíveis na ANAC. Ademais, a divisão do problema permitiu que fosse gerado um número mínimo de missões, garantindo uma significante redução no custo de passagens aéreas. Sendo assim, foi possível desenvolver e implementar uma modelagem capaz de ser utilizada de forma estratégica no planejamento das fiscalizações programadas no âmbito da ANAC. ...
Abstract
This work aims to propose a model for inspectors assignment in the National Civil Aviation Agency - ANAC. The problem consists in minimizing the cost of daily allowance and tickets spent during inspections at Civil Aviation Instruction Centers (CIAC). Inspectors, who are based in four cities, and CIACs, located in more than 180, demand numerous trips to carry out the inspections. With budget restrictions increasingly severe within the Brazilian Federal Administration, there is a need to use res ...
This work aims to propose a model for inspectors assignment in the National Civil Aviation Agency - ANAC. The problem consists in minimizing the cost of daily allowance and tickets spent during inspections at Civil Aviation Instruction Centers (CIAC). Inspectors, who are based in four cities, and CIACs, located in more than 180, demand numerous trips to carry out the inspections. With budget restrictions increasingly severe within the Brazilian Federal Administration, there is a need to use resources optimally, avoiding waste. For that, real data were used to model and solve the problem. The approach took place by dividing the problem into two stages, one for the generation of work missions and the other for the assignment of inspection teams. Thus, firstly, ensuring the generation of the minimum quantity of missions and, subsequently, the lowest cost of inspectors assignment over the twelve-month period. Considering the Integer Programming nature of the problem, the Column Generation method was implemented, as well as a heuristic algorithm. Additionally, the management implications of using the model were analyzed, including simulations of scenarios with different parameters. The results obtained indicate that it is possible to use the resources available at ANAC more efficiently. Furthermore, the division of the problem allowed a minimum number of missions being generated, reducing significantly the cost of airline tickets. In this way, it was possible to develop and implement a model capable of being used strategically in the planning of inspections scheduled within the scope of ANAC. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6048)Administração (1950)
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