Política de inclusão escolar e a modulação das condutas dos sujeitos com deficiência
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Data
2020Tipo
Outro título
School inclusion policy and shaping of the behavior of subjects with disabilities
Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados, via programas governamentais para promover a inclusão escolar, potencializam um quadro político, econômico e social, em que os efeitos ...
O objetivo do presente estudo é analisar e problematizar como a política de inclusão escolar aciona tecnologias de modulação das condutas dos sujeitos com deficiência. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de governamento. Verifica-se, por meio de pesquisa documental, que os investimentos operacionalizados, via programas governamentais para promover a inclusão escolar, potencializam um quadro político, econômico e social, em que os efeitos da exclusão passem a ser atenuados. Como tecnologia de modulação das condutas das pessoas com deficiência, a participação é uma das condições elementares para a promoção da autonomia. Essa condição, segundo a política de inclusão escolar, desenvolve-se a partir da configuração de investimentos na promoção da participação e do desenvolvimento individual. ...
Abstract
The aim of this study is to analyze and problematize the way in which the school inclusion policy has triggered technologies to shape the behavior of subjects with disabilities. The analysis supporting this problematization has been based on the Foucauldian concept of government. By means of documental research, it has been found that investments made through governmental programs to foster school inclusion have strengthened a political, economical and social framework in which the effects of s ...
The aim of this study is to analyze and problematize the way in which the school inclusion policy has triggered technologies to shape the behavior of subjects with disabilities. The analysis supporting this problematization has been based on the Foucauldian concept of government. By means of documental research, it has been found that investments made through governmental programs to foster school inclusion have strengthened a political, economical and social framework in which the effects of school inclusion can be attenuated. As a technology for shaping the behaviors of people with disabilities, participation has been one of the elementary conditions for the promotion of autonomy; such a condition, according to the school inclusion policy, has developed from the configuration of investments in the promotion of both participation and individual development. ...
Contido em
Momento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 26, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 71-87
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Nacional
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