A utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo na prática instrumental : um estudo multicasos com estudantes de violão
dc.contributor.advisor | Carvalho, Any Raquel Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Besnos, Miguel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-19T04:11:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213584 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca investigar de que forma a utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo pode influenciar a prática ao violão. A metodologia de múltiplos casos utilizada é de caráter qualitativo. Foram selecionados cinco estudantes violonistas de graduação e mestrado de uma universidade pública brasileira, os quais participaram de duas sessões de estudo gravadas e uma entrevista semiestruturada, buscando investigar o impacto das gravações e da análise destas em suas práticas. O referencial teórico inclui autores cujos trabalhos aportam as temáticas da prática deliberada, estratégias de estudo e feedback tecnológico em música. Os participantes relataram que a experiência de gravar e analisar suas sessões de estudo é uma prática que apresenta diversos benefícios como a possibilidade de se ver em terceira pessoa, identificar problemas, encontrar soluções técnicas e musicais, desenvolver a autocrítica e traçar caminhos mais efetivos no estudo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate how the use of audiovisual recordings may influence guitar practice. The multiple case methodology used is of qualitative character. Five students enrolled in bachelor’s and master’s degree programs from a Brazilian university were selected to participate in two recorded practice sessions and an individual semi-structured interview, aiming to investigate the impact of the recordings and their analysis in their practices. The theoretical framework includes research in the areas of deliberate practice, practice strategies in music and technological feedback in music. The participants reported that the experience of recording and analyzing their practice presents many benefits, such as allowing them to see themselves in third person, identify problems, find technical and musical solutions, develop self-criticism, and establish more effective ways of practicing. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Audiovisual recordings | en |
dc.subject | Prática instrumental | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Instrumental practice | en |
dc.subject | Guitar | en |
dc.subject | Multiple case study | en |
dc.title | A utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo na prática instrumental : um estudo multicasos com estudantes de violão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118108 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Música (414)