Show simple item record

dc.contributor.advisorCarvalho, Any Raquel Souza dept_BR
dc.contributor.authorBesnos, Miguelpt_BR
dc.date.accessioned2020-09-19T04:11:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213584pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar de que forma a utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo pode influenciar a prática ao violão. A metodologia de múltiplos casos utilizada é de caráter qualitativo. Foram selecionados cinco estudantes violonistas de graduação e mestrado de uma universidade pública brasileira, os quais participaram de duas sessões de estudo gravadas e uma entrevista semiestruturada, buscando investigar o impacto das gravações e da análise destas em suas práticas. O referencial teórico inclui autores cujos trabalhos aportam as temáticas da prática deliberada, estratégias de estudo e feedback tecnológico em música. Os participantes relataram que a experiência de gravar e analisar suas sessões de estudo é uma prática que apresenta diversos benefícios como a possibilidade de se ver em terceira pessoa, identificar problemas, encontrar soluções técnicas e musicais, desenvolver a autocrítica e traçar caminhos mais efetivos no estudo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how the use of audiovisual recordings may influence guitar practice. The multiple case methodology used is of qualitative character. Five students enrolled in bachelor’s and master’s degree programs from a Brazilian university were selected to participate in two recorded practice sessions and an individual semi-structured interview, aiming to investigate the impact of the recordings and their analysis in their practices. The theoretical framework includes research in the areas of deliberate practice, practice strategies in music and technological feedback in music. The participants reported that the experience of recording and analyzing their practice presents many benefits, such as allowing them to see themselves in third person, identify problems, find technical and musical solutions, develop self-criticism, and establish more effective ways of practicing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiovisual recordingsen
dc.subjectPrática instrumentalpt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectInstrumental practiceen
dc.subjectGuitaren
dc.subjectMultiple case studyen
dc.titleA utilização de gravações audiovisuais como ferramenta de estudo na prática instrumental : um estudo multicasos com estudantes de violãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118108pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record