Ambiente linguístico e educação inclusiva : desafios na educação de surdos
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Linguistic environment and inclusive education : challenges in deaf education
Assunto
Resumo
O presente estudo tensiona os resultados de uma pesquisa documental que analisa a formação docente no curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O Projeto Pedagógico do curso é utilizado como material de análise, realizada a partir do conceito-ferramenta de discurso. A noção de universalização sem direitos, articulada ao campo dos Estudos Surdos em Educação, reflete a organização da educação de surdos nas políticas públicas vigentes. A partir da f ...
O presente estudo tensiona os resultados de uma pesquisa documental que analisa a formação docente no curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O Projeto Pedagógico do curso é utilizado como material de análise, realizada a partir do conceito-ferramenta de discurso. A noção de universalização sem direitos, articulada ao campo dos Estudos Surdos em Educação, reflete a organização da educação de surdos nas políticas públicas vigentes. A partir da formação docente prevista no projeto, são observadas duas perspectivas analíticas: a imprecisão da questão da aquisição da primeira língua do aluno surdo e em relação à atuação do professor bilíngue em escolas inclusivas. ...
Abstract
This study problematizes the results of a documental research analyzing teacher education in the Bilingual Pedagogy course offered by the National Institute of Deaf Education (INES). The pedagogical project of the course has been analyzed with the use of discourse as a conceptual tool. The notion of universalization without rights, articulated with the field of Deaf Studies in Education, reflects the organization of deaf education as found in current public policies. Based on teacher education ...
This study problematizes the results of a documental research analyzing teacher education in the Bilingual Pedagogy course offered by the National Institute of Deaf Education (INES). The pedagogical project of the course has been analyzed with the use of discourse as a conceptual tool. The notion of universalization without rights, articulated with the field of Deaf Studies in Education, reflects the organization of deaf education as found in current public policies. Based on teacher education as seen in the project, two analytical perspectives have been noticed: the imprecision of the first language acquisition of deaf students, and the performance of the bilingual teacher in inclusive schools. ...
Contido em
Textura : revista de letras e história. Vol. 22, n. 49 (jan./mar. 2020), p.64-81
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License