Sistemática para precificação de produtos em empresas de serviços : caso de franquias de alimentação
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O preço do produto tem um impacto muito forte no resultado de uma empresa afetando a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade do negócio. Dessa forma, a falta de conhecimento de grande parte dos gestores em precificar seus produtos ou serviços pode acarretar grandes prejuízos para as empresas. Este artigo é fundamentado na revisão da literatura e apresenta uma sistemática de precificação para novos produtos e para ajustes de preços de produtos já existentes em uma empre ...
O preço do produto tem um impacto muito forte no resultado de uma empresa afetando a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade do negócio. Dessa forma, a falta de conhecimento de grande parte dos gestores em precificar seus produtos ou serviços pode acarretar grandes prejuízos para as empresas. Este artigo é fundamentado na revisão da literatura e apresenta uma sistemática de precificação para novos produtos e para ajustes de preços de produtos já existentes em uma empresa de franquia de alimentação. O modelo proposto possibilitou a criação de etapas para realizar a precificação de produtos, precificando um dos produtos em R$ 26,00, obtendo assim uma maximização nos lucros. A partir dos resultados obtidos são sugeridas ações que a empresa deve implementar a fim de padronizar o modelo. Para a sistemática de ajustes de preços, a nova precificação de um dos produtos resultou em um aumento na receita anual da empresa de R$ 6.114,00. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License