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dc.contributor.advisorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.contributor.authorSilva, Luiza Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-29T03:47:40Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213156pt_BR
dc.description.abstractFrente ao crescente envelhecimento da população brasileira e ao lugar ocupado pelo trabalho em nossas vidas, este estudo teve como objetivo identificar e analisar lembranças guardadas de velhos docentes do ensino superior sobre o trabalhar. Portanto, foram tomadas as lembranças de velhos docentes do ensino superior aposentados a partir dos conceitos de rizoma temporal (PELBART, 2000, 2015, 2017) e trabalho imaterial na sociedade líquido-moderna (BAUMAN, 2001, 2005, 2007, 2008, 2011; GORZ, 2005; GRISCI, 2008, 2011; GRISCI; CARDOSO, 2014; LAZZARATO; NEGRI, 2001). O envelhecer e o lembrar foram tomados a partir da perspectiva de Bosi (1994). O estudo caracterizou-se como qualitativo exploratório e contou com duas etapas de coleta das lembranças, a primeira realizada através de técnica de grupo focal e a segunda por meio de entrevistas individuais em profundidade com estes mesmos participantes. A análise do conteúdo resultou nas seguintes categorias: (i) sobre velhos docentes aposentados que guardam lembranças; (ii) sobre as lembranças guardadas – dividida nas subcategorias de lembranças sobre tornar-se docente, ser docente e (não) deixar de ser docente; e (iii) sobre como lembranças guardadas são compartilhadas – dividida nas subcategorias lembranças coletivamente compartilhadas, objetos que guardam lembranças e lembranças individualmente compartilhadas. Os resultados obtidos a partir das lembranças compartilhadas demonstram que tornar-se docente é um processo com início muito antes da própria intenção de sê-lo. Um processo que não se inicia no primeiro dia em sala de aula e não se encerra com a aposentadoria, estendendo-se à vida vivida antes, durante e depois do período oficialmente destinado ao trabalho. O trabalho docente condiz com a noção de trabalho imaterial. Os achados reforçam a centralidade e a incorporação do trabalho na vida dos docentes, que, na velhice, percebem, através das lembranças, o trabalho amalgamado à própria vida e anseiam por continuar produzindo-se. Sobre as narrativas das lembranças, não cabe reduzir o tempo à linearidade, lembrar escapa a qualquer tentativa de reorganizar o passado em uma sucessão de fatos. Na perspectiva de um rizoma, as lembranças conectam-se a partir de um ponto qualquer a outro ponto qualquer e assim se juntam em uma multiplicidade de fluxos, fazendo ver multiplicidades e coexistências.pt_BR
dc.description.abstractGiven the growing aging of the Brazilian population and the place occupied by work in our lives, this study aimed to identify and analyze memories kept of old retired higher education professors about working. Therefore, memories of old retired higher education professors were interpreted from the perspective of temporal rhizome (PELBART, 2000, 2015, 2017) and immaterial work in liquid-modern society (BAUMAN, 2001, 2005, 2007, 2008, 2011; GORZ, 2005; GRISCI, 2008, 2011; GRISCI; CARDOSO, 2014; LAZZARATO; NEGRI, 2001). Aging and remembering were taken from Bosi's (1994) perspective on memories. The study was characterized as exploratory qualitative and included two stages of collecting memories, the first performed using a focus group technique and the second through in-depth individual interviews with these same participants. The content analysis resulted in the following categories: (i) about old retired professors who keep memories; (ii) about the memories kept - divided into the subcategories of memories about becoming a higher education professor; being a higher education professor; (not) renouncing to be higher education professor; and (iii) how kept memories are shared - divided into the following subcategories: collectively shared memories; objects that keep memories; and individually shared memories. The results obtained from the shared memories demonstrate that becoming a higher education professor is a process that can begin long before the intention of being one. A process that does not begin on the first day in the classroom and does not end with retirement, it extends to the life lived before, during and after the period officially destined for work. Higher education teaching is consistent with the notion of immaterial labor. The findings reinforce the centrality and incorporation of work in the lives of higher education professors, who, in old age, notice, through their memories, the work merged with their own life and yearn to continue producing themselves. For the narratives of memories, it is not possible to reduce time to linearity as remembering escapes any attempt to reorganize the past in a succession of facts. In perspective of a rhizome, memories connect any point to any other point and thus come together in a multiplicity of flows, making visible multiplicities and coexistences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrabalho imaterialpt_BR
dc.subjectImmaterial laboren
dc.subjectLiquid-modern societyen
dc.subjectRizoma (Filosofia)pt_BR
dc.subjectSociedade líquido-modernapt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectTemporal rhizomeen
dc.subjectMemoriesen
dc.subjectHigher education professorsen
dc.titleLembranças sobre o trabalhar : uma análise à luz do rizoma temporal e do trabalho imaterialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117586pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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