Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvila, Arthur Lima dept_BR
dc.contributor.authorGonzaga, Gabriel dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:39:03Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212951pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe analisar a imaginação histórica de Paul Gilroy, um intelectual afro-britânico integrante da teoria pós-colonial. Submete-se sua obra à seguinte questão: como e por que Paul Gilroy escreve a história? A fim de respondê-la, aplica-se aos seus principais trabalhos instrumentos conceituais e metodológicos comuns ao campo da História da Historiografia, seguindo autores como Michel De Certeau e Hayden White, combinando-os com abordagens críticas que defendem a descolonização do conhecimento em humanidades, como aquelas apresentadas por Dipesh Chakrabarty, Mario Rufer, Achille Mbembe, entre outros. A partir desta combinação, este trabalho defende que uma perspectiva pragmática da narrativa histórica – seguindo a teoria da performatividade da figuração narrativa proposta por Maria Inês La Greca – pode auxiliar em leituras mais produtivas da teoria pós-colonial para a historiografia. Com isto, a imaginação histórica de Gilroy é analisada junto aos seus lugares sociais, onde estão as audiências com as quais ele compartilha as formas narrativas que utiliza para fornecer sentido às experiências históricas da diáspora africana – o tráfico, a escravidão e os regimes de terror racial.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes to analyze the historical imagination of Paul Gilroy, an afro-british intellectual who is part of postcolonial theory. The following question is made to his work: how and why Paul Gilroy writes history? In order to answer this question, it applies to your main works conceptual and methodological instruments of History of Historiography, based on authors like Hayden White and Michel De Certeau, combining it with critical approach that advocate the decolonization of knowledge in the humanities, like those presented by Dipesh Chakrabarty, Mario Rufer, Achille Mbembe and others. With this combination, this work defends that a pragmatic perspective of historical narrative – based on the theory of the performativity of narrative figuration proposed by Maria Inês La Greca – can assist in more productive readings of postcolonial theory to historiography. With this in mind, the Gilroy’s historical imagination is analyzed alongside his places of formation and performance both academic and political, where are the audiences with who he shared the narrative forms that he uses to make senses of historical experiences of the African diaspora – the traffic, the slavery and the racial terror regimes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaul Gilroyen
dc.subjectGilroy, Paul, 1956-pt_BR
dc.subjectDiasporaen
dc.subjectDiáspora africanapt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectPostcolonialen
dc.subjectNarrativa históricapt_BR
dc.subjectHistorical imaginationen
dc.subjectTheory and History of Historiographyen
dc.titleA imaginação histórica de Paul Gilroy : formas narrativas e performances textuais de uma tradição diaspóricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116012pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples