Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorSanti, Guilherme Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212859pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a forma como os alunos constroem seu raciocínio durante a resolução de problemas na aprendizagem de análise combinatória e probabilidade por meio da Mega-Sena. A pesquisa teve aporte teórico na Resolução de Problemas de George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato. Apresenta-se a experiência prática realizada em uma escola privada de Canoas-RS com os estudantes do segundo ano do Ensino Médio. O experimento, de viés metodológico qualitativo, consistiu na construção, aplicacação e reflexão teórica de uma sequência de problemas sobre análise combinatória e probabilidade aplicadas na loteria da Mega-Sena. A partir da análise dos dados coletados na pesquisa, verificou-se a importância da resolução de problemas reais aplicada em grupos de alunos no âmbito da sala de aula e como isso influencia no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes how students build their thinking during problem solving in combinatorial and probability learning through Mega-Sena. The research had theoretical support in the Problem Solving of George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and Norma Suely Gomes Allevato. It presents the practical experience carried out in a private school in Canoas-RS with the students of the second year of high school. The experiment, with qualitative methodological bias, consisted of the construction, application and theoretical reflection of a sequence of problems on combinatorial analysis and probability applied to the Mega-Sena lottery. From the analysis of the data collected in the research, it was verified the importance of the real problem solving applied in groups of students within the classroom and how it influences the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleLoteria em sala de aula : a resolução de problemas no aprendizado de análise combinatória e probabilidade por meio da mega-senapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116433pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples