Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Matheus da Costapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212828pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo estudar as contribuições dos jogos no ensino de Análise Combinatória. Para tanto, assumiu como pergunta diretriz: Quais as potencialidades dos jogos no ensino de Combinatória? Para a realização desta pesquisa foram feitas oficinas de jogos com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada no município de Porto Alegre. Como suporte teórico são utilizados os estudos sobre a Investigação Matemática, uma vez que tal tendência pode proporcionar a elaboração de conjecturas, formulação de hipóteses e desta forma proporcionar uma maior autonomia ao discente. Como consequência desse trabalho, conclui-se que a utilização dos jogos em sala de aula proporcionaram noções do pensamento combinatório nos estudantes e possibilitaram um ambiente rico de discussões dando a oportunidade de aprenderem com os colegas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to study the contributions of games in the teaching of Combinatorial Analysis. To this end, it took as a guiding question: What are the potentialities of games in the teaching of Combinatorics? For this research were made games workshops with students of the 9th grade of elementary school of a state school located in the city of Porto Alegre. As a theoretical support I use the studies on Mathematical Research, since such tendency can provide the student with the elaboration of conjectures, formulation of hypotheses and thus provide greater autonomy to the student. As a consequence of this work, it is concluded that the use of classroom games provided notions of combinatorial thinking in students and enabled a rich discussion environment giving the opportunity to learn from peers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividadespt_BR
dc.titleOs jogos no ensino de combinatóriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples