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dc.contributor.advisorBraga, Reginaldo Gilpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Genaína Lemes dapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:50Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212514pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação visa, como objetivo, compreender os processos de construções identitárias de quatro bandas escolares em diálogo com suas trajetórias musicais, características, formas de organização e práticas musicais. O trabalho de campo configura-se a partir de uma etnografia musical por meio de uma abordagem etnomusicológica. As bandas que compreendem este estudo representam dois momentos distintos de formações e transformações das bandas escolares gaúchas, considerando como marco inicial o final da década de 1950. As corporações selecionadas para representar esses períodos são a Banda Juliana da Escola Júlio de Castilhos de Porto Alegre, Banda Morada do Vale da Escola CIEP Morada do Vale de Gravataí, Banda São João da Escola La Salle São João de Porto Alegre e Banda São Marcos da Escola Luterana São Marcos de Alvorada. O trabalho é construído a partir das pistas apontadas pelos colaboradores da pesquisa ao longo dos anos de 2018 e 2019, assim como através da realização de entrevistas, acompanhamentos de ensaios, apresentações e convivência com as bandas. Assim, conseguimos extrair pontos significativos para caracterizar a construção identitária desses grupos, estando entre eles as relações de proximidade e distanciamento entre banda, bairro e escola, relações de “forças” e poder, interações e conflitos nas bandas e entre bandas, mediados pela condução das práticas musicais internas e pelos trânsitos externos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims, as an objective, to understand the processes of identity construction of four school bands in dialogue with their musical trajectories, characteristics, forms of organization and musical practices. The fieldwork is configured from a musical ethnography through an ethnomusicological approach. The bands that comprise this study represent two distinct moments of formations and transformations of the school bands from Rio Grande do Sul, considering the end of the 1950s as the starting point. The corporations selected to represent these periods are the Juliana Band of the Júlio de Castilhos School, Porto Alegre; Morada do Vale Band of CIEP Morada do Vale School, Gravataí; São João Band of La Salle São João School, Porto Alegre and São Marcos Band of Lutheran School São Marcos, Alvorada. The work is built from the clues pointed out by the research collaborators throughout the years 2018 and 2019, as well as through interviews, accompaniment of rehearsals, presentations and living with the bands. Thus, we were able to extract significant points to characterize the identity construction of these groups, including the relations of proximity and distance between band, neighborhood and school, relations of “forces” and power, interactions and conflicts in the bands and between bands, mediated by the conduct of the internal musical practices and external transits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectEthnomusicologyen
dc.subjectMusicologiapt_BR
dc.subjectSchool bandsen
dc.subjectMusicen
dc.subjectBanda (Música)pt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentitiesen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.title"Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116303pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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