Paulistana nº 2 de Cláudio Santoro : uma análise rítmica
dc.contributor.advisor | Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Gerber, Daniela Tsi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2007-06-06T17:20:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/2124 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é o de analisar a organização rítmica de uma obra para piano do compositor brasileiro Cláudio Santoro. A análise da obra denominada Paulistana n.º 2 – Tempo de Catira – apoia-se na fundamentação teórica postulada por Grosvenor Cooper & Leonard Meyer (1960). Este trabalho alia os pressupostos teóricos fundamentados em estudos recentes sobre o ritmo e sua organização, em agrupamentos e em níveis hierárquicos com o propósito de delinear uma interpretação musical. Neste contexto, as considerações teóricas são utilizadas para entender a partitura. Os dois pólos, o teórico e o prático, são complementares e juntos contribuem para um entendimento musical equilibrado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Santoro, Claudio, 1919-1989. Paulistana n.2 : Análise rítmica | pt_BR |
dc.title | Paulistana nº 2 de Cláudio Santoro : uma análise rítmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000364515 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2003 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Music (429)