Entre o visível e o sentido : a comunicação como um pensamento por imagem
Fecha
2020Autor
Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Considerando o contexto da civilização da imagem, da sociedade midiatizada e da tecnocultura visual, esta tese tem por objetivo compreender como se dá a produção de sentido a partir da imagem, considerando-a protagonista das comunicações contemporâneas. Percebe-se que o termo imagem tem sido tomado como sinônimo de imagem técnica visual, apagando os potenciais epistemológicos da primeira. A discussão apresentada está posicionada no campo da filosofia da imagem e da teoria da comunicação. A anál ...
Considerando o contexto da civilização da imagem, da sociedade midiatizada e da tecnocultura visual, esta tese tem por objetivo compreender como se dá a produção de sentido a partir da imagem, considerando-a protagonista das comunicações contemporâneas. Percebe-se que o termo imagem tem sido tomado como sinônimo de imagem técnica visual, apagando os potenciais epistemológicos da primeira. A discussão apresentada está posicionada no campo da filosofia da imagem e da teoria da comunicação. A análise propõe a imagem como episteme para pensar a prática comunicativa, entrelaçando duas perspectivas como o imaginário antropológico e a fenomenologia de percepção. Propõe-se pensar as comunicações como um pensamento por imagem, através da compreensão de que há uma terceira via que coadunaria aspectos do pensamento dualista e monista. ...
Abstract
Considering the current civilization of images, the mediatized society and the visual technoculture, this research focus on how the production of meaning occurs, considering images as the protagonist of contemporary communications. It is noticed that the term image has been taken as a synonym for technical visual image, erasing the epistemological potentials of the former one. Our discussion belongs to the fields of study of Philosophy of Image and Communication Theory. This analysis proposes t ...
Considering the current civilization of images, the mediatized society and the visual technoculture, this research focus on how the production of meaning occurs, considering images as the protagonist of contemporary communications. It is noticed that the term image has been taken as a synonym for technical visual image, erasing the epistemological potentials of the former one. Our discussion belongs to the fields of study of Philosophy of Image and Communication Theory. This analysis proposes to take image as an episteme to communicative practices, intertwining two perspectives such as the anthropological imaginary and the phenomenology of perception. We propose to take communications as a thought by image, an alternative third way that combines aspects of dualistic and monistic thinking. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6071)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License