O currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecário
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Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho descreve a análise de alguns elementos que atuam na formação do habitus bibliotecário no curso de Biblioteconomia da UFRGS. Descreve elementos como o Projeto Político Pedagógico, o Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFRGS e perspectivas das disciplinas. Analisa as relações destes com a formação do habitus de Pierre Félix Bourdieu no âmbito da graduação. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, desenvolvendo um percurso com os rastros que a observação participante e a aná ...
Este trabalho descreve a análise de alguns elementos que atuam na formação do habitus bibliotecário no curso de Biblioteconomia da UFRGS. Descreve elementos como o Projeto Político Pedagógico, o Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFRGS e perspectivas das disciplinas. Analisa as relações destes com a formação do habitus de Pierre Félix Bourdieu no âmbito da graduação. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, desenvolvendo um percurso com os rastros que a observação participante e a análise dos dados colocam em evidência. Este estudo de caso, combinado com a análise de conteúdo, aborda conceitos sociológicos de Bourdieu, afim de entender de que maneira o currículo age na formação da identidade profissional dos egressos de Biblioteconomia. Explora teorias acerca do currículo e das representações que são ensejadas por ele e por demais elementos do campo. Demonstra a importância dos elementos de acordo com os seus respectivos níveis de enquadramento cruzando dados da instituição e do sujeito. Conclui-se que o poder simbólico do currículo enquanto estrutura estruturada e estruturante atua no meio acadêmico através dos jargões utilizados pelos professores no momento da construção dos conteúdos programáticos. ...
Abstract
This paper describes the analysis of some elements that act in the formation of the librarian habitus in the UFRGS Library course. It describes elements such as the Pedagogical Political Project, the UFRGS Library Course Curriculum and the perspectives of the disciplines. It analyzes their relationships with the formation of habitus of Pierre Félix Bourdieu in the ambit of graduation. This research has a qualitative character, developing a path with the trails that participant observation and d ...
This paper describes the analysis of some elements that act in the formation of the librarian habitus in the UFRGS Library course. It describes elements such as the Pedagogical Political Project, the UFRGS Library Course Curriculum and the perspectives of the disciplines. It analyzes their relationships with the formation of habitus of Pierre Félix Bourdieu in the ambit of graduation. This research has a qualitative character, developing a path with the trails that participant observation and data analysis highlight. This case study, combined with content analysis, addresses Bourdieu’s sociological concepts, in order to understand how the curriculum acts in shaping the professional identity of Library graduates. It explores theories about the curriculum and the representations that are driven by it and other elements of the field. It demonstrates the importance of the elements according to their respective levels of framing by crossing data from the institution and the subject. It is concluded that the symbolic power of the curriculum as a structure and structuring structure acts in the academic environment through the jargon used by teachers at the time of the construction of syllabus. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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