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dc.contributor.advisorMorigi, Valdir Josept_BR
dc.contributor.authorSevero, Paula Rafaina Martinipt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212476pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho descreve a análise de alguns elementos que atuam na formação do habitus bibliotecário no curso de Biblioteconomia da UFRGS. Descreve elementos como o Projeto Político Pedagógico, o Currículo do Curso de Biblioteconomia da UFRGS e perspectivas das disciplinas. Analisa as relações destes com a formação do habitus de Pierre Félix Bourdieu no âmbito da graduação. Esta pesquisa possui um caráter qualitativo, desenvolvendo um percurso com os rastros que a observação participante e a análise dos dados colocam em evidência. Este estudo de caso, combinado com a análise de conteúdo, aborda conceitos sociológicos de Bourdieu, afim de entender de que maneira o currículo age na formação da identidade profissional dos egressos de Biblioteconomia. Explora teorias acerca do currículo e das representações que são ensejadas por ele e por demais elementos do campo. Demonstra a importância dos elementos de acordo com os seus respectivos níveis de enquadramento cruzando dados da instituição e do sujeito. Conclui-se que o poder simbólico do currículo enquanto estrutura estruturada e estruturante atua no meio acadêmico através dos jargões utilizados pelos professores no momento da construção dos conteúdos programáticos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the analysis of some elements that act in the formation of the librarian habitus in the UFRGS Library course. It describes elements such as the Pedagogical Political Project, the UFRGS Library Course Curriculum and the perspectives of the disciplines. It analyzes their relationships with the formation of habitus of Pierre Félix Bourdieu in the ambit of graduation. This research has a qualitative character, developing a path with the trails that participant observation and data analysis highlight. This case study, combined with content analysis, addresses Bourdieu’s sociological concepts, in order to understand how the curriculum acts in shaping the professional identity of Library graduates. It explores theories about the curriculum and the representations that are driven by it and other elements of the field. It demonstrates the importance of the elements according to their respective levels of framing by crossing data from the institution and the subject. It is concluded that the symbolic power of the curriculum as a structure and structuring structure acts in the academic environment through the jargon used by teachers at the time of the construction of syllabus.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteconomia : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectUFRGS library courseen
dc.subjectBourdieuen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectHabitusen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectProfessional identityen
dc.titleO currículo do curso de Biblioteconomia da UFRGS e a formação do habitus bibliotecáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCasali, Anniept_BR
dc.identifier.nrb001113055pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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