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dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorJustino, Guilherme Jancowski de Avilapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212455pt_BR
dc.description.abstractAs estratégias empresariais que levam a aproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no território brasileiro são o foco desta dissertação. No contexto capitalista, a concorrência nem sempre significa que todos os grupos midiáticos atuantes em um mesmo setor irão competir entre si: não raro, a busca pelo domínio do mercado leva possíveis concorrentes a unirem-se em torno de um mesmo objetivo. É o que fica claro nas negociações que levaram o Grupo RBS, com sede em Porto Alegre e de operação regional, a procurar – ou ser procurado para – aproximações com o Grupo Globo, maior oligopólio de comunicações do país, sediado no Rio de Janeiro, e com a Telefónica de España, multinacional da área de telefonia que investe no Brasil atraída pela privatização de empresas de telecomunicações na década de 1990. A partir da economia política da comunicação, avalia-se criticamente a exploração da comunicação como um negócio, apesar da sua função social. Obras de Bolaño (1988, 2011), Harvey (2008), McChesney (2008) e Ortiz (1994) são utilizadas como parte do referencial teórico. A pesquisa, de cunho histórico, retrata a trajetória do Grupo RBS, principal objeto do estudo, desde seu início com Maurício Sirotsky Sobrinho até o final do século 20, e suas estratégias nos dois momentos-chave mencionados: as parcerias com a Globo, iniciada em 1962 e ainda em vigor, concentrada na televisão; e com a Telefónica, que começa com a compra da CRT, em 1996, e termina com o desacordo entre os grupos no leilão da Telebrás, em 1998. Metodologicamente, recorre-se à pesquisa bibliográfica, a entrevistas em profundidade com fundadores do Grupo RBS, utilizando também preceitos da história oral, e ao conceito de história das instituições, de Schudson (1993). Parte-se do trabalho de autores como Capparelli (1982), Cruz (1996), Ferraretto (2002, 2007), Herz (1987) e Santos (1999) para estabelecer as bases da pesquisa. Entre as contribuições do estudo, estão a descoberta do início da parceria entre RBS e Globo, a definição da data de surgimento do grupo gaúcho como conglomerado e uma avaliação sobre as consequências do investimento do Grupo RBS em telefonia. Destaca-se que, na parceria com o conglomerado espanhol, a RBS procurava diversificar seus negócios, ingressando, além da comunicação, também na telefonia. Com o fim do acordo, o grupo gaúcho acaba focando em sua operação midiática e regional, concentrada nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, deixando para trás os planos de expansão nacional e, talvez, internacional para outros setores.pt_BR
dc.description.abstractBusiness strategies leading to media conglomerates getting closer or away from each other in Brazil are the focus of this thesis. In a capitalist context, competition does not always mean that every communication group working on the same area will rival other groups: often, attempts to achieve market dominance will lead possible competitors to unite under a common goal. That is made clear in the negotiations which led Grupo RBS, based in Porto Alegre and keeping a regional operation, to look – or to be sought – for partnerships with Grupo Globo, the largest communications oligopoly in the country, based in Rio de Janeiro, and with Telefónica de España, multinational telecommunications company that invests in Brazil attracted by the privatization of companies in such an industry during the 1990s. Through a political economy of communications perspective, this thesis critically evaluates the exploitation of communication as a business, despite its social function. Works from Bolaño (1988; 2011), Harvey (2008), McChesney (2008) and Ortiz (1994) are used as part of the theoretical reference. This historical research depicts Grupo RBS' trajectory, the main object of study, from its start with Maurício Sirotsky Sobrinho until the end of the 20th century, and the company's strategies in the two key aforementioned moments: the partnerships with Globo, beginning in 1962 and still ongoing, focused on television; and with Telefónica, starting with the acquisition of CRT, in 1996, and ending with the disagreement between the groups during the Telebrás auction, in 1998. Methodologically, bibliographic research, qualitative research interviews with some of Grupo RBS' founders, also resorting to oral history concepts, and the institutional history approach to the study of communication (SCHUDSON, 1993) are used. Researches by Capparelli (1982), Cruz (1996), Ferraretto (2002, 2007), Herz (1987) and Santos (1999) serve as a basis for this thesis. Some of the study's contributions include the discovery of when the partnership between RBS and Globo begins, the definition of when the company from Rio Grande do Sul becomes a conglomerate, and an analysis about the consequences of Grupo RBS' investment in telecommunications. In the partnership with the Spanish conglomerate, RBS tried to diversify its business by working as a telephone operator and a network provider while also remaining a media company. When their agreement ends, RBS focuses on its regional operations in communication, based on the states of Rio Grande do Sul and Santa Catarina, leaving behind the group's plans for national and maybe international expansions for other industries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGrupo RBSen
dc.subjectMeios de comunicação de massa : Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectPolitical economy of communicationen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectComunicação : Aspectos políticos : Brasilpt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectConglomeratesen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleAproximações e afastamentos entre conglomerados de comunicações no Rio Grande do Sul: estratégias empresariais do Grupo RBSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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