O impacto do suporte organizacional e do suporte à aprendizagem no engajamento no trabalho e nos danos físicos e psicossociais relacionados ao trabalho : o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior
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2020Author
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Master professional
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A modernização da gestão estratégica de pessoas baseada no modelo de gestão por competências tem se mostrado um grande desafio para as instituições públicas. O contexto de trabalho interfere na manifestação de competências, no engajamento no trabalho e na saúde dos trabalhadores. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa o efeito da percepção do suporte organizacional e do suporte à aprendizagem no engajamento no trabalho e sua relação com os danos psicológicos, sociais e físicos relacionados ao ...
A modernização da gestão estratégica de pessoas baseada no modelo de gestão por competências tem se mostrado um grande desafio para as instituições públicas. O contexto de trabalho interfere na manifestação de competências, no engajamento no trabalho e na saúde dos trabalhadores. Nessa perspectiva, esta pesquisa analisa o efeito da percepção do suporte organizacional e do suporte à aprendizagem no engajamento no trabalho e sua relação com os danos psicológicos, sociais e físicos relacionados ao trabalho, em um contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para isso, seguiram-se algumas etapas: (i) seleção de questionários validados no Brasil para mensuração dos construtos abordados; (ii) ajustes de adaptação do vocabulário dos intrumentos selecionados para o contexto da universidade; (iii) aplicação da pesquisa; (i) validação fatorial do instrumento ESOP – Escala de Suporte Organizacional Percebido; (ii) elaboração de diagnóstico institucional dos construtos pesquisados (iv) validação do modelo teórico proposto por meio da análise das correlações entre as variáveis e da análise de regressão. Entre os resultados e as contribuições teóricas desta pesquisa estão: (i) verificação de diferenças significativas nas percepções de suporte organizacional e suporte à aprendizagem entre técnicos e docentes, bem como considerando tempo de exercício na instituição, gênero e função de chefia; (ii) identificação de relações positivas e efeitos significativos entre os suportes no trabalho e o engajamento no trabalho; (iii) identificação de relações negativas e efeitos significativos entre os suportes no trabalho e os danos físicos e psicossociais relacionados ao trabalho; (iv) identificação do engajamento no trabalho como fator de proteção aos danos físicos e psicossociais relacionados ao trabalho. Por fim, conclui-se que alguns fatores do suporte organizacional e do suporte à aprendizagem possuem maior influência que outros sobre o engajamento no trabalho e os riscos de danos físicos e psicossociais relacionados ao trabalho. Esses achados podem subsidiar políticas de gestão de pessoas e ações estratégicas nas áreas de desenvolvimento de pessoas e de promoção de bem-estar no trabalho. ...
Abstract
The modernization of strategic people management based on the competency-based management model has proved to be a big challenge for public institutions. The work environment interferes in the expression of competency, in the work engagement and the workers' health. In this perspective, this research analyzes the effect of the perception about organizational support and learning support on the work engagement and its relation with psychological, social and physical damages related to work, in a ...
The modernization of strategic people management based on the competency-based management model has proved to be a big challenge for public institutions. The work environment interferes in the expression of competency, in the work engagement and the workers' health. In this perspective, this research analyzes the effect of the perception about organizational support and learning support on the work engagement and its relation with psychological, social and physical damages related to work, in a context of a Federal Institution of High Education (IFES). On the basis of this point of view, some steps following: (i) selection of questionnaires validated by Brazilian institutions to measure the constructs addressed; (ii) adjustments to adapt the vocabulary of the selected documents to the context of the university; (iii) application of the research; (i) factorial validation of "ESOP" - Perceived Organizational Support Scale tool; (ii) elaboration of an institutional diagnosis of the researched constructs (iv) validation of the proposed theoretical model through the analysis of the relations between the variables and the regression analysis. Among the outcomes and theoretical contributions of this research are: (i) verification of significant differences in the perceptions of organizational support and learning support between technicians and teachers, as well as considering length of service in the institution, gender and leadership position; (ii) identification of positive relations and significant effects between support at work and work engagement; (iii) identification of negative relations and significant effects between support at work and physical and psychosocial damages related to work; (iv) identification of work engagement as a protective factor against physical and psychosocial damages related to work. Finally, the conclusion points to the fact that some factors of organizational support and learning support have greater influence than others on the work engagement and the risks of physical and psychosocial damages related to work. These findings are able to subsidise people management policies and strategic actions in the areas of people development and the promotion of well-being at work environment. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.
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