Práticas culturais de escuta: o rádio expandido entre jovens da Grande Porto Alegre em 2019
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o consumo do rádio contemporâneo e dos podcasts em uma amostra representativa de jovens, entre 19 e 29 anos, da Grande Porto Alegre. Os objetivos específicos são: 1) contextualizar o panorama de rádio contemporâneo e podcast na atualidade; 2) aplicar questionários em um grupo de jovens e comparar as maneiras de consumo desses produtos; e 3) entender qual o papel do rádio e do podcast na busca de informação, entretenimento e aprendizado. Para ...
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o consumo do rádio contemporâneo e dos podcasts em uma amostra representativa de jovens, entre 19 e 29 anos, da Grande Porto Alegre. Os objetivos específicos são: 1) contextualizar o panorama de rádio contemporâneo e podcast na atualidade; 2) aplicar questionários em um grupo de jovens e comparar as maneiras de consumo desses produtos; e 3) entender qual o papel do rádio e do podcast na busca de informação, entretenimento e aprendizado. Para obter algumas respostas, aplicamos questionários online com perguntas quantitativas, e chegamos a uma amostra de 242 respostas para análise. Dando sequência ao que foi planejado, fizemos cinco entrevistas semiestruturadas, com pessoas selecionadas e, através de respostas qualitativas, buscamos compreender melhor os hábitos do nosso público-alvo. Perpassando por teorias que nos fizeram entender o consumo dos meios de comunicação sonoros e sua atuação na construção de identidades, encontramos conceitos como o de rádio expandido, que indica como o produto rádio se ajusta ao mundo digital. Chegamos às conclusões de que o rádio e o podcast podem ser complementares na sociedade atual, cada um ocupando um espaço nas rotinas da metrópole. O podcasting é uma prática recente no país e está construindo, aos poucos, sua identidade, mas vislumbra-se que não será algo passageiro. O rádio, por sua vez, está descobrindo formas de se adaptar a esse novo universo e se manter presente no cotidiano da sociedade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License