O publijornalismo e o hibridismo discursivo do branded content no site da Exame
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia busca compreender os movimentos que fundem o fazer jornalístico ao ofício publicitário e criam o discurso híbrido do publijornalismo. Para tal, fizemos uma análise discursiva do branded content no site da revista Exame . O corpus contempla 26 textos veiculados entre 15 de julho e 1º de novembro de 2019. Ao longo do estudo, abordamos os princípios que orientam o jornalismo e as funções que guiam a publicidade. Também aplicamos o conceito de hibridismo e tratamos das questões étic ...
Esta monografia busca compreender os movimentos que fundem o fazer jornalístico ao ofício publicitário e criam o discurso híbrido do publijornalismo. Para tal, fizemos uma análise discursiva do branded content no site da revista Exame . O corpus contempla 26 textos veiculados entre 15 de julho e 1º de novembro de 2019. Ao longo do estudo, abordamos os princípios que orientam o jornalismo e as funções que guiam a publicidade. Também aplicamos o conceito de hibridismo e tratamos das questões éticas que giram em torno do tema. Entendemos que o publijornalismo é um discurso híbrido, porque transita na zona fronteiriça de dois campos distintos. Suas principais estratégias de enunciação são oito: divulgação, veracidade, novidade, atualidade, persuasão, didatismo, magia e normatividade. Além disso, o publijornalismo engloba um produto, uma atividade e uma comunidade profissional híbrida. As intenções publicitárias prevalecem nesse discurso. ...
Resumen
Este trabajo busca entender los movimientos que funden el labor periodístico al oficio publicitario y crean el discurso híbrido del publiperiodismo. Para tal, hicimos un análisis discursivo del branded content en el portal de la revista Exame . El corpus contempla 26 textos publicados entre 15 de julio y 1º de noviembre de 2019. A lo largo de este estudio, abordamos los principios que orientan el periodismo y las funciones que guían la publicidad. También aplicamos el concepto de hibridismo y t ...
Este trabajo busca entender los movimientos que funden el labor periodístico al oficio publicitario y crean el discurso híbrido del publiperiodismo. Para tal, hicimos un análisis discursivo del branded content en el portal de la revista Exame . El corpus contempla 26 textos publicados entre 15 de julio y 1º de noviembre de 2019. A lo largo de este estudio, abordamos los principios que orientan el periodismo y las funciones que guían la publicidad. También aplicamos el concepto de hibridismo y tratamos las cuestiones éticas involucradas en el tema. Entendemos que el publiperiodismo es un discurso híbrido, porque transita por la frontera de dos campos distintos. Sus principales estrategias de enunciación son ocho: divulgación, veracidad, novedad, actualidad, persuasión, didactismo, magia y normatividad. Además, el publiperiodismo engloba un producto, una actividad y una comunidad híbrida. Las intenciones publicitarias prevalecen en ese discurso. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License