Higher. Further. Faster: uma análise da representação feminina e das relações em Capitã Marvel
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca compreender como Carol Danvers, super-heroína conhecida como Capitã Marvel, através da forma como é representada e das relações travadas com os demais personagens do longa, tensiona, desestabiliza, rompe ou negocia com o modelo heteronormativo hegemônico. Para isto, o primeiro capítulo realiza uma recapitulação da história da Marvel, empresa que criou a personagem, bem como analisa a empresa enquanto marca e como suas práticas corporativas influem nas narrativas constr ...
O presente trabalho busca compreender como Carol Danvers, super-heroína conhecida como Capitã Marvel, através da forma como é representada e das relações travadas com os demais personagens do longa, tensiona, desestabiliza, rompe ou negocia com o modelo heteronormativo hegemônico. Para isto, o primeiro capítulo realiza uma recapitulação da história da Marvel, empresa que criou a personagem, bem como analisa a empresa enquanto marca e como suas práticas corporativas influem nas narrativas construídas, com foco especial na sua unidade cinematográfica, responsável por filmes de grande sucesso atualmente. Neste capítulo os principais autores utilizados são Aaker (1998, 2015), Kotler (2010), Bueno (2015), Jenkins (2009) e Bedendo (2015). O capítulo seguinte aborda questões relacionadas aos estudos de gênero, investigando a construção do gênero e das identidades, movimentos feministas, relações de poder, estabelecimento de heteronormatividade, pedagogias culturais e representação das super-heroínas ao longo da história e nos primeiros anos do estúdio da Marvel. Este capítulo tem como principais autores Louro (1997, 2000), Scott (1995), Nicholson (2000), Petry (2011), Rodrigues (2008), Hall (1992), Frota (2012), Sabat (2003), Weschenfelder (2012) e Melo e Ribeiro (2015). O corpus do trabalho é composto pela produção audiovisual Capitã Marvel, em que cenas foram selecionadas de acordo com a relevância para a realização do estudo proposto. Os métodos utilizados para a constituição da análise foram Pesquisa Bibliográfica e Análise de Conteúdo. As considerações finais do presente trabalho permitiram observar que Carol é uma personagem cujo potencial tensiona e desestabiliza diversos estereótipos da representação feminina e das relações entre homens e mulheres, ainda que não promova um rompimento total do padrão de beleza hegemônico. ...
Abstract
This project seeks to understand how Carol Denvers, a superheroin known as Captain Marvel, by the way she is represented and her relations with the other characters from the feature film, strains, desestabilizes, breaks or deals with the hegemonic heteronormative standard. To achieve this, the first chapter doas a recapitulation of Marvel’s history, the company that created the character, as well as analyzes the company as a brand, and how its corporate practices influence on the built narrativ ...
This project seeks to understand how Carol Denvers, a superheroin known as Captain Marvel, by the way she is represented and her relations with the other characters from the feature film, strains, desestabilizes, breaks or deals with the hegemonic heteronormative standard. To achieve this, the first chapter doas a recapitulation of Marvel’s history, the company that created the character, as well as analyzes the company as a brand, and how its corporate practices influence on the built narratives, with special focus on its cinematic unit, responsible for blockbuster movies nowadays. In this chapter, the main used authors are Aaker (1998, 2015), Kotler (2010), Bueno (2015), Jenkins (2009) and Bedendo (2015). The next chapter addresses issues related to gender studies, inquiring gender and identity construction, feminist movements, power relations, heteronormativity establishment, cultural pedagogies, and female superhero representations through history and in Marvel studio’s first years. This chapter has as its main authors Louro (1997, 200), Scott (1995), Nocholson (2000), Petry (2011), Rodrigues (2008), Hall (1992), Frota (2012), Sabat (2003), Weschenfelder (2012) and Melo and Ribeiro (2015). The project corpus is composed of the Captain Marvel audiovisual production, which scenes were selected according to to their relevance for the completion of the proposed study. The methods used for the analysis constitution were Bibliographical Research and Analysis of Content. The final considerations of this paper allowed to observe that Carol is a character whose potential tensions and desestabilizes several stereotypes of female representation and of the relationships between men and women, even if it not does not promote a total rupture of the hegemonic standard of beauty. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License