A construção da fama no canal Desimpedidos do Youtube: análise das estratégias performáticas do personagem Fred
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho analisa construção da fama do apresentador Fred, do canal brasileiro Desimpedidos no YouTube, através do uso de estratégias performáticas de apresentação. Interações sociais são conceituadas a partir de Goffman (1985) e modelos de organização social das interações são introduzidos por Thompson (1998, 2018). Um panorama do consumo midiático é tecido a partir de autores como Anderson (2006), Jenkins (2008), Hall (2011), Lapolli e Gauthier (2008), entre outros. A construção de ...
O presente trabalho analisa construção da fama do apresentador Fred, do canal brasileiro Desimpedidos no YouTube, através do uso de estratégias performáticas de apresentação. Interações sociais são conceituadas a partir de Goffman (1985) e modelos de organização social das interações são introduzidos por Thompson (1998, 2018). Um panorama do consumo midiático é tecido a partir de autores como Anderson (2006), Jenkins (2008), Hall (2011), Lapolli e Gauthier (2008), entre outros. A construção de celebridades é elucidada e a ilusão de intimidade entre fãs e celebridades é apresentada (ROJEK, 2008, THOMPSON, 1998). O corpus é formado por dois programas (Fred +10 e Desafio do Fred) e dois vídeos: o vídeo de candidatura à vaga de apresentador do canal e o vídeo mais visualizado do canal, uma entrevista de Fred com Cristiano Ronaldo. Regiões de fachada e fundo das interações sociais compõem a matriz de análise, conjuntamente com estratégias de apresentação em interações (GOFFMAN, 1985; THOMPSON, 1998, 2018; CHEN, 2014): a região da fachada social, composta por aparência, maneira e cenário é analisada, somada às estratégias de autopromoção, idealização, mistificação, basking e destino receptor. A pesquisa conclui que Fred se utiliza de estratégias para o estabelecimento de uma imagem positiva frente aos fãs ressaltando suas habilidades no campo performático do futebol, desfrutando da imagem positiva de celebridades que participam de seus programas, buscando criar em seu público uma ilusória sensação de intimidade e participação em sua trajetória. ...
Abstract
The present work analyzes the building of the fame of Fred, a YouTube host from the Brazilian channel Desimpedidos, through the performance of self-presentation strategies. Social interactions are conceptualized from Goffman (1985) and models of social organization of interactions are introduced through Thompson (1998, 2018). A panorama of media consumption is portrayed from authors such as Anderson (2006), Jenkins (2008), Hall (2011), Lapolli and Gauthier (2008), among others. Celebrity buildi ...
The present work analyzes the building of the fame of Fred, a YouTube host from the Brazilian channel Desimpedidos, through the performance of self-presentation strategies. Social interactions are conceptualized from Goffman (1985) and models of social organization of interactions are introduced through Thompson (1998, 2018). A panorama of media consumption is portrayed from authors such as Anderson (2006), Jenkins (2008), Hall (2011), Lapolli and Gauthier (2008), among others. Celebrity building is elucidated and the illusion of intimacy between fans and celebrities is presented (ROJEK, 2008, THOMPSON, 1998). The corpus is made up of two shows (Fred +10 and Desafio do Fred) and two videos: the video in which the host applied for a position at the channel and the channel's most viewed video, an interview by Fred with Cristiano Ronaldo. Front stage and background stage regions of social interactions make up the matrix of analysis, along with strategies for self-presentation in interactions (GOFFMAN, 1985; THOMPSON, 1998, 2018; CHEN, 2014): the front stage region, composed by appearance, manner and scenery, is analyzed, in addition to the strategies of self-promotion, idealization, mystification, basking and recipient address. The research concludes that Fred uses strategies to establish a positive image towards the fans, emphasizing his performance skills in soccer, making use of the positive image of celebrities that participate in his programs, seeking to create in his audience an illusory sense of intimacy and participation in its trajectory. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1830)
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