Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Paula Della Pace Vitoriapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:53:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211824pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como questão norteadora: “que significado os alunos atribuem às avaliações escolares?” e objetiva compreender, bem como problematizar, as significações das avaliações internas pelo ponto de vista dos alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada com vinte e um alunos de uma escola estadual de Porto Alegre através da metodologia da aula-conversa (MELO, 2016), a qual foi composta por quatro momentos que compreenderam diferentes instrumentos, tais como: desenhos, questionários, Brainstorm e a conversa em si, no grande grupo. As análises dos materiais coletados para esta pesquisa permitiram constatar que, para os alunos, as provas e avaliações servem, prioritariamente, para verificar saberes discentes, e também como um pré-requisito para sua progressão para o próximo ano. Além disto, para as crianças os instrumentos avaliativos são seguidos, na maioria das vezes, por sentimentos negativos, como nervosismo, medo e ansiedade. A partir dos estudos feitos, pode-se concluir que as significações dos alunos acerca das avaliações refletem também as concepções dos professores sobre as mesmas, e a partir disto é possível elencar algumas hipóteses para justificar tais sentimentos e percepções, como a relação histórica das provas e exames utilizados como punição e da associação destes instrumentos apenas como uma forma de quantificar os aprendizados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectSignificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.title“Estudei, mas já esqueci” : significados atribuídos às avaliações internas pelas criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114065pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples