Por que as fake news têm espaço nas mídias sociais? : uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digital
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Why does fake news have space on social media? : a discussion in the light of infocommunicational behavior and digital marketing
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta o comportamento dos estudantes ao interagirem com fake news no contexto das mídias sociais.O intuito foi discutir o contexto informacional desses usuários que utilizam as mídias sociais para propagar informações falsas e características dos cenários utilizados, atualmente, nas mídias sociais digitais.Nesse sentido, tem como objetivo a compreensão acerca do comportamento infocomunicacional dos alunos que utilizam suas redes sociais na Internet como meio de comunicação e par ...
Este artigo apresenta o comportamento dos estudantes ao interagirem com fake news no contexto das mídias sociais.O intuito foi discutir o contexto informacional desses usuários que utilizam as mídias sociais para propagar informações falsas e características dos cenários utilizados, atualmente, nas mídias sociais digitais.Nesse sentido, tem como objetivo a compreensão acerca do comportamento infocomunicacional dos alunos que utilizam suas redes sociais na Internet como meio de comunicação e para busca e recuperação da informação. Os objetivos específicos pretenderam analisar o comportamento desses usuários nas mídias sociais digitais, perante as Fake News, e identificar quais recursos são destacados como necessários para combater a propagação de notícias falsas na Internet. A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica. Foi realizada uma contextualização entre a nova realidade digital e todas as classes sociais, levando em consideração que os mais jovens e escolarizados são os que mais acessam a Internet. Como resultado, destaca-se alguns recursos que podem ser necessários para promover um comportamento dos estudantes, visando combater a proliferação de notícias falsas por meio digital. Conclui-se alertando para a importância de se considerar o comportamento infocomunicacional dos alunos perante as mídias sociais, ressaltando o papel do bibliotecário e do professor, principalmente, no que tange à identificação, disseminação, difusão e recuperação de notícias falsas e verídicas por meio das mídias sociais digitais. ...
Abstract
This article presents the behavior of students when interacting with fake news in the context of social media. The aim was to discuss the informational context of these users who use social media to propagate false information and characteristics of the scenarios used today in digital social media. In this sense, it aims to understand the infocommunicational behavior of students who use their social networks on the Internet as a means of communication and to search and retrieve information. The ...
This article presents the behavior of students when interacting with fake news in the context of social media. The aim was to discuss the informational context of these users who use social media to propagate false information and characteristics of the scenarios used today in digital social media. In this sense, it aims to understand the infocommunicational behavior of students who use their social networks on the Internet as a means of communication and to search and retrieve information. The specific objectives were intended to analyze the behavior of these users in digital social media, before Fake News, and to identify which resources are highlighted as necessary to combat the spread of fake news on the Internet. The methodology consists of research with a qualitative approach, with a descriptive method, of bibliographic type. A contextualization was carried out between the new digital reality and all social classes, taking into account that the youngest and most educated are those who access the Internet the most. As a result, some resources that may be necessary to promote student behavior are highlighted, aiming to combat the proliferation of false news through digital media. It concludes by alerting to the importance of considering students’ infocommunicational behavior in the face of social media, emphasizing the role of the librarian and the teacher, especially with regard to the identification, dissemination, diffusion and recovery of false and truthful news through digital social media. ...
Contido em
Informação & Sociedade : estudos. João Pessoa. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2020), p. 1-22
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License