Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNeves, Bárbara Coelhopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:52:57Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-0146pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211796pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o comportamento dos estudantes ao interagirem com fake news no contexto das mídias sociais.O intuito foi discutir o contexto informacional desses usuários que utilizam as mídias sociais para propagar informações falsas e características dos cenários utilizados, atualmente, nas mídias sociais digitais.Nesse sentido, tem como objetivo a compreensão acerca do comportamento infocomunicacional dos alunos que utilizam suas redes sociais na Internet como meio de comunicação e para busca e recuperação da informação. Os objetivos específicos pretenderam analisar o comportamento desses usuários nas mídias sociais digitais, perante as Fake News, e identificar quais recursos são destacados como necessários para combater a propagação de notícias falsas na Internet. A metodologia é composta por pesquisa com abordagem qualitativa, com método descritivo, do tipo bibliográfica. Foi realizada uma contextualização entre a nova realidade digital e todas as classes sociais, levando em consideração que os mais jovens e escolarizados são os que mais acessam a Internet. Como resultado, destaca-se alguns recursos que podem ser necessários para promover um comportamento dos estudantes, visando combater a proliferação de notícias falsas por meio digital. Conclui-se alertando para a importância de se considerar o comportamento infocomunicacional dos alunos perante as mídias sociais, ressaltando o papel do bibliotecário e do professor, principalmente, no que tange à identificação, disseminação, difusão e recuperação de notícias falsas e verídicas por meio das mídias sociais digitais.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the behavior of students when interacting with fake news in the context of social media. The aim was to discuss the informational context of these users who use social media to propagate false information and characteristics of the scenarios used today in digital social media. In this sense, it aims to understand the infocommunicational behavior of students who use their social networks on the Internet as a means of communication and to search and retrieve information. The specific objectives were intended to analyze the behavior of these users in digital social media, before Fake News, and to identify which resources are highlighted as necessary to combat the spread of fake news on the Internet. The methodology consists of research with a qualitative approach, with a descriptive method, of bibliographic type. A contextualization was carried out between the new digital reality and all social classes, taking into account that the youngest and most educated are those who access the Internet the most. As a result, some resources that may be necessary to promote student behavior are highlighted, aiming to combat the proliferation of false news through digital media. It concludes by alerting to the importance of considering students’ infocommunicational behavior in the face of social media, emphasizing the role of the librarian and the teacher, especially with regard to the identification, dissemination, diffusion and recovery of false and truthful news through digital social media.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformação & Sociedade : estudos. João Pessoa. Vol. 30, n. 2 (abr./jun. 2020), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational behavior of the useren
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectFake Newsen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectDigital Marketingen
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titlePor que as fake news têm espaço nas mídias sociais? : uma discussão à luz do comportamento infocomunicacional e do marketing digitalpt_BR
dc.title.alternativeWhy does fake news have space on social media? : a discussion in the light of infocommunicational behavior and digital marketingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115849pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples