Aprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de investigação tem como objetivo narrar a sabedoria ritual do batuque de nossa casa de religião, o Abaçá de Bará Agelú, para circunscrever os entrelaçamentos dessa experiência com a Pedagogia. Dentro de uma narrativa autobiográfica, apresentada na forma de narrativa entrecruzada, o estudo compartilha sabedorias e fazeres da cultura ancestral africana e afrobrasileira. Experiência que in-corpo-rada no batuque do Rio Grande do Sul, marca os encontros na casa de religião como ...
O presente trabalho de investigação tem como objetivo narrar a sabedoria ritual do batuque de nossa casa de religião, o Abaçá de Bará Agelú, para circunscrever os entrelaçamentos dessa experiência com a Pedagogia. Dentro de uma narrativa autobiográfica, apresentada na forma de narrativa entrecruzada, o estudo compartilha sabedorias e fazeres da cultura ancestral africana e afrobrasileira. Experiência que in-corpo-rada no batuque do Rio Grande do Sul, marca os encontros na casa de religião como possibilidade, escuta e ressonância de outro princípio explicativo do mundo, contrapondo a cultura eurocêntrica e impositiva na qual estamos inseridos. A dimensão educativa do batuque emerge como ensino de uma cultura, que ao “aprender de olho” expõe uma academia popular, humana e brasileira, vivência coletiva que compartilha tradição e história, expressão da sobrevivência negra em solo gaúcho. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License