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dc.contributor.advisorLino, Dulcimarta Lemospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Victória Luiza Vargas dospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:52:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211789pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem como objetivo narrar a sabedoria ritual do batuque de nossa casa de religião, o Abaçá de Bará Agelú, para circunscrever os entrelaçamentos dessa experiência com a Pedagogia. Dentro de uma narrativa autobiográfica, apresentada na forma de narrativa entrecruzada, o estudo compartilha sabedorias e fazeres da cultura ancestral africana e afrobrasileira. Experiência que in-corpo-rada no batuque do Rio Grande do Sul, marca os encontros na casa de religião como possibilidade, escuta e ressonância de outro princípio explicativo do mundo, contrapondo a cultura eurocêntrica e impositiva na qual estamos inseridos. A dimensão educativa do batuque emerge como ensino de uma cultura, que ao “aprender de olho” expõe uma academia popular, humana e brasileira, vivência coletiva que compartilha tradição e história, expressão da sobrevivência negra em solo gaúcho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBatuque : Brasilpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.titleAprender de olho : a dimensão educativa do batuque no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114074pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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