Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador
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Date
2020Type
Title alternative
Caring and educating: the subject in constitution and the role of the educator
Cuidar y educar : el sujeto en constitución y el papel del educador
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitud ...
Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil. ...
Abstract
This research aimed to know the educators’ conception about their role in Early Childhood Education. A multiple case study was conducted from interviews and observations with five educators, considering questions about caring and educating. The data were analyzed according to the theoretical axes of the IRDI methodology: Subject Assumption, Demand Establishment, Presence / Absence Alternation and Paternal Function. The results showed how the scientific discourse crosses the participants’ concep ...
This research aimed to know the educators’ conception about their role in Early Childhood Education. A multiple case study was conducted from interviews and observations with five educators, considering questions about caring and educating. The data were analyzed according to the theoretical axes of the IRDI methodology: Subject Assumption, Demand Establishment, Presence / Absence Alternation and Paternal Function. The results showed how the scientific discourse crosses the participants’ conceptions, attitudes, and the importance of the orientations made by the management teams. It was considered relevant to refine the relationship between caring and educating to sustain a subjective practice in the children’s school space. ...
Resumen
En esta investigación se tuvo por objetivo conocer la concepción de educadoras sobre su papel en la Educación Infantil. Se realizó estudio de casos múltiples a partir de entrevistas y observaciones con cinco educadoras, considerando cuestiones sobre el cuidar y el educar. Se analizaron los datos conforme los ejes teóricos de la metodología IRDI: Suposición de Sujeto, Establecimiento de Demanda, Alternancia Presencia/Ausencia y Función Paterna. Los resultados apuntaron como el discurso científic ...
En esta investigación se tuvo por objetivo conocer la concepción de educadoras sobre su papel en la Educación Infantil. Se realizó estudio de casos múltiples a partir de entrevistas y observaciones con cinco educadoras, considerando cuestiones sobre el cuidar y el educar. Se analizaron los datos conforme los ejes teóricos de la metodología IRDI: Suposición de Sujeto, Establecimiento de Demanda, Alternancia Presencia/Ausencia y Función Paterna. Los resultados apuntaron como el discurso científico atraviesa las concepciones y actitudes de las participantes y la importancia de las orientaciones realizadas por los equipos directivos. Se consideró relevante ajustar la relación entre cuidar y educar para sustentarse una buena práctica en el espacio escolar infantil. ...
In
Psicologia escolar e educacional. Campinas, SP. Vol. 24 (2020), p. 1-10
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