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dc.contributor.advisorDamo, Arlei Sanderpt_BR
dc.contributor.authorAzevedo, Renan Giménezpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T03:42:08Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211443pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação discute como se dá a produção de “espírito” (Weber, 2010) e “cultura” (Carneiro da Cunha, 2017) empresariais no contexto específico de uma entidade da classe patronal de Caxias do Sul, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), em atividade desde 1901. Proponho que a CIC seja um ambiente de produção, circulação e projeção de códigos, valores e éticas relacionados a certas discursividades de empresariais. Deste modo, diretores, funcionários, empresas associadas e outras pessoas se utilizam da CIC como uma instituição para justificar sua posição junto ao empresariado caxiense, onde sua legitimidade é condensada em artefatos: dois Livros que celebram o passado e a memória institucional da CIC, e o Mapa Estratégico que é reelaborado a cada dois anos durante o processo de revisão do Planejamento Estratégico, utilizado para projetar as ações futuras da entidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses the production of entrepreneurial "spirit" (Weber, 2010) and "culture" (Carneiro da Cunha, 2017) in the context of an entity of the employers' class of Caxias do Sul (Brazil), the Chamber of Industry, Commerce and Services from Caxias do Sul (CIC), in operation since 1901. I propose that CIC is an environment for the production, circulation, and projection of codes, values, and ethics related to specific business discourse. In this way, directors, employees, associated companies and others use CIC as an institution to justify their position among the business community of Caxias do Sul, where its legitimacy is condensed into artifacts: the two Books that celebrate CIC's past and institutional memory, and the Strategic Map that is reviewed and remade every two years during the CIC's Strategic Planning review process, used to forecast the entity's future actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorporate cultureen
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectInstitutionsen
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectAntropologia das organizaçõespt_BR
dc.subjectJustificationsen
dc.subjectAntropologia do trabalhopt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectArtifactsen
dc.title“Cultura” empresarial : abordagem antropológica a partir de uma instituição da classe empresária em Caxias do Sul, RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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