Aplicabilidade do potencial evocado auditivo Frequency Following Response em crianças e adolescentes : uma revisão sistemática com metanálise
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Data
2020Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: A avaliação auditiva completa em crianças compreende a investigação do sistema auditivo periférico e central. Nesse sentido, é de suma importância a avaliação da compreensão sonora no sistema nervoso auditivo central. Ademais, salienta-se a necessidade de conhecermos o funcionamento do processamento e codificação dos sons de fala (verbais), uma vez que são os mais utilizados e imprescindíveis para a comunicação humana. O Frequency Following Reponse (FFR) é um exame objetivo em ascen ...
Introdução: A avaliação auditiva completa em crianças compreende a investigação do sistema auditivo periférico e central. Nesse sentido, é de suma importância a avaliação da compreensão sonora no sistema nervoso auditivo central. Ademais, salienta-se a necessidade de conhecermos o funcionamento do processamento e codificação dos sons de fala (verbais), uma vez que são os mais utilizados e imprescindíveis para a comunicação humana. O Frequency Following Reponse (FFR) é um exame objetivo em ascendência que avalia o processamento auditivo de sons complexos. Este procedimento se diferencia das avaliações eletrofisiológicas convencionais pois possibilita a detecção de alterações singulares no processamento das informações auditivas associadas a diversas habilidades envolvidas na comunicação humana. Sua análise pode realizada de acordo com o tempo de aparecimento das ondas. Senso assim,é necessário que haja conhecimento das suas aplicabilidades e valores de referência bem definidos na população infantil afim de que futuramente possa ser aplicado de forma efetiva na prática clínica audiológica. Objetivo: Verificar os achados e a aplicabilidade e respostas do Potencial Evocado Auditivo Frequency Following Response na população infantil. Metodologia: Estudo de revisão sistemática de literatura com metanálise, na qual foram feitas buscas no mês de julho de 2019, usando os descritores Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children e Event-related Potential AND Speech AND Children nas bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO e Cochrane, além de ter sido realizada busca literatura cinzenta. Foram considerados critérios de inclusão artigos publicados até julho de 2019, sem limitação de data inicial, cuja abordagem do Frequency-Following Response fosse com a população infantil. A qualidade metodológica dos artigos com relação à avaliação do risco de viés foi realizada pela escala Quality Assessment Tools e ferramenta da colaboração Cochrane para estudos transversais e ensaios clínicos randomizados, respectivamente. Foi realizada metanálise dos componentes do FFR usando o método de efeitos aleatórios, e os resultados dos efeitos combinados são a diferença média, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: A estratégia de busca resultou na seleção final de 28 artigos. Verificou-se que a média de latência dos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico foram: V = 6,48; A = 7,59; C = 18,07; D = 22,47; E = 31,27; F = 39,54; O = 48. Foram constatadas diferenças significativas em relação aos valores de latências das ondas nos grupos expostos, principalmente nos casos de otite, transtorno do processamento auditivo central e dificuldades de aprendizagem. Conclusão: Os estudos demonstrama existência de inúmeras possibilidades e aplicabilidades do FFR na população infantil como transtorno do processamento auditivo, transtorno do espectro autista, otite, dificuldade de aprendizagem, dentre outras. Foi possível estabelecer médias de latências para todos componentes do FFR em crianças com desenvolvimento típico e que vão ao encontro a outros estudos. ...
Abstract
Introduction: The complete hearing assessment in children comprises the investigation of the peripheral and central auditory system. In this sense, it is of utmost importance to assess sound comprehension in the central auditory nervous system. In addition, the need to understand the functioning of the processing and coding of speech sounds (verbal) is emphasized, since they are the most used and essential for human communication. The Frequency Following Reponse (FFR) is an objective exam in as ...
Introduction: The complete hearing assessment in children comprises the investigation of the peripheral and central auditory system. In this sense, it is of utmost importance to assess sound comprehension in the central auditory nervous system. In addition, the need to understand the functioning of the processing and coding of speech sounds (verbal) is emphasized, since they are the most used and essential for human communication. The Frequency Following Reponse (FFR) is an objective exam in ascendancy that assesses the auditory processing of complex sounds. This procedure differs from conventional electrophysiological evaluations with click stimulus because it allows the detection of singular changes in the processing of auditory information associated with various skills involved in human communication. Its analysis can be performed according to the time of the appearance of the waves. Thus, it is necessary to have knowledge of its applicability and well-defined reference values in the child population so that in the future it can be effectively applied in audiological clinical practice. Objective: To verify the applicability and responses of the Auditory Evoked Potential Frequency Following Response in the child population. Methodology: Study of systematic literature review with meta-analysis, in which searches were made in the months of July 2019, using the descriptors Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children and Event- related Potential AND Speech AND Children in the MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO and Cochrane databases, in addition to a gray literature search. Inclusion criteria were considered articles published until July 2019, without limitation of the initial date, whose approach to the Frequency-Following Response was with the child population. The methodological quality of the articles in relation to the risk of bias assessment was performed using the Quality Assessment Tools scale and the Cochrane collaboration tool for cross-sectional studies and randomized clinical trials, respectively. A meta-analysis of the FFR components was performed using the random effects method, and the results of the combined effects are the mean difference, with a 95% confidence interval. Results: The search strategy resulted in the final selection of 28 articles. Significant differences were found in relation to the values of wave latencies in the exposed groups, especially in cases of otitis, central auditory processing disorder and learning difficulties. It was found that the mean latency of the FFR components in children with typical development were: V = 6.48; A = 7.59; C = 18.07; D = 22.47; E = 31.27; F = 39.54; O = 48. Conclusion: The studies demonstrate innumerable applicability of FFR in the child population as auditory processing disorder, autism spectrum disorder, otitis, learning disability, among others. It was possible to define latency media for all components of the FFR in children with typical development and in line with other studies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.
Coleções
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