Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFragoso, Suely Dadaltipt_BR
dc.contributor.authorKussler, Natan Fritscherpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-02T03:36:22Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211263pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa sobre a representação sobre bibliotecas em jogos de videogame com temática neomedieval. Para isso, utiliza como principais eixos teóricos a dualidade entre os campos hermenêutico e não-hermenêutico, como elaborada por Gumbrecht (2010) e a Teoria das Representações Sociais, elaborada por Moscovici (2011). Acrescenta conhecimentos específicos relativos ao objeto teórico do estudo, as bibliotecas, cuja história, desde a Antiguidade até os dias de hoje, é apresentada em paralelo às variações no conceito de biblioteca, de leitura e de livro. Nesse movimento, discute-se as possíveis relações entre a biblioteca e os valores modernos e iluministas, tendo em conta principalmente sua relação com o conhecimento e o ideal da Biblioteca de Alexandria. Do mesmo modo, o texto discorre sobre o objeto empírico ao apresentar o campo dos Estudo de Jogos, destacando sua relação as teorias previamente citadas. Essa abordagem permite considerar também as diferentes formas de existência que diferenciam o que é considerado estar dentro ou fora do mundo do jogo. Apresenta os procedimentos metodológicos, tendo como orientação principal a análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e como método complementar a análise de narrativas em games (AARSETH, 2012). Demonstra a composição do universo inicial de jogos com bibliotecas e os critérios de recorte de forma a esclarecer a seleção final para análise. Percebe-se, a partir da configuração do universo inicial e das percepções ao longo dos procedimentos de recorte, a necessidade de mobilizar um conceito adicional, o de neomedievalismo. Direciona a análise para os jogos Dragon Age: Origins (2009) e The Elder Scrolls V: Skyrim (2011). Descreve ambos, em primeira pessoa, a partir de sessões de gameplay nas bibliotecas realizadas especialmente para este trabalho. O caráter subjetivo dessa observação em primeira pessoa apoiou o desenvolvimento das percepções não-hermenêuticas. Sistematiza os resultados da observação através da criação de categorias de análise, expressas em oito quadros que permitiram verificar a repetição, a frequência (ou a ausência) dos itens de sentido encontrados nas bibliotecas, bem como interpretá-los. Verifica a existência de diversidade e multiplicidade nas características das bibliotecas analisadas. Alguns itens de sentido destacaram-se a partir das repetições, especialmente a representação sobre a biblioteca como um local misterioso ou obscuro, como um local de acúmulo de conhecimento ou de registro, como um local para ensinar, estudar e/ou pesquisar, mas também foram frequentes as representações sobre bibliotecas como um local abandonado e/ou destruído.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a research about the representation of libraries in videogames with neomedieval theme. For that, it utilizes as its’ main theoretical axis the duality between the hermeneutic and non-hermeneutic field, as elaborated by Gumbrecht (2010) and the Theory of Social Representations, elaborated by Moscovici (2011). It adds specific knowledges related to the theoretical object of the study, the libraries, as their history, since Antiquity to present days, is presented in parallel to the variations in the concept of library, reading, and book. In this flow, it is discussed the possible relations between library and modern and illuminist values, taking into account mainly its’ relation with knowledge and the ideal of the Library of Alexandria. In the same way, the text speaks about the empirical object by presenting the field of Game Studies, emphasizing its’ relation to previously cited theories. This approach also allows to consider the different forms of existence that distinguish what is considered to be inside or outside the gameworld. It presents the methodological procedures, having content analysis (BARDIN, 1977) as its’ main guidance, and, as a complementary method, the narrative analysis of games (AARSETH, 2012). It shows the composition of the initial universe of games with libraries and the cutting criteria to clarify the final selection to the analysis. It notices, from the setting of the initial universe and the perceptions through the cutting procedures, the necessity of mobilizing an additional concept, neomedievalism. It directs the analysis to the games Dragon Age: Origins (2009) and The Elder Scrolls V: Skyrim (2011). It describes both, in first person, through gameplay sessions on the libraries conducted specifically for this work. The subjective character of this first person observation supported the development of non-hermeneutic perceptions. It systematizes the observation results through the creation of analysis categories, expressed in eight frameworks that allowed to verify the repetition, frequence (or absence) of items of meaning found in the libraries, as well as interpretate them. It verifies the existence of diversity and multiplicity on the characteristics of the analyzed libraries. Some items of meaning were highlighted through repetitions, especially the representation of the library as a mysterious or dark place, as a place of accumulation of knowledge or registers, or as a place to teach, study and/or research, but it was also frequent the representation of libraries as an abandoned and/or destroyed place.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectLibrariesen
dc.subjectGamesen
dc.subjectBibliotecapt_BR
dc.subjectRepresentation of librariesen
dc.subjectNeomedieval gamesen
dc.titleRepresentações sobre bibliotecas em games neomedievaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMorigi, Valdir Josept_BR
dc.identifier.nrb001115373pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples