Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLuce, Fernando Binspt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Glenn Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:20:11Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/2110pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo investiga qual a relação existente entre a orientação para o mercado e a performance dos negócios da rede de distribuidores Fiat estabelecidos nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Para atingir este objetivo foi utilizado o Modelo Markor, construído por KOHLI, JAWORSKI & KUMAR (1993), para identificar o grau de orientação para o mercado das empresas pesquisadas, o que permitiu a construção de um ranking de graus de orientação para o mercado para a conseqüente relação com desempenho nos negócios. Foram utilizados indicadores de desempenho objetivos: participação de mercado, evolução da participação de mercado e, ainda, o índice de satisfação de clientes (CSI), medido semestralmente pela Fiat. Participaram da pesquisa 39 concessionárias da marca Fiat, sendo que o questionário enviado foi respondido pelo principal executivo das empresas. Os resultados da pesquisa revelaram que as empresas de distribuição de veículos estudadas apresentam alto grau de orientação para o mercado. A pesquisa não conseguiu demonstrar a existência de relação entre orientação para o mercado e desempenho no grupo de empresas estudadas, sugerindo haver outros fatores que influenciam os resultados no setor de distribuição de veículos. O estudo ainda traz uma revisão bibliográfica sobre o tema “orientação para o mercado”. São abordados os estudos dos principais estudiosos do assunto: KOHLI, JAWORSKI, DAY, NARVER, SLATER, DESHPANDÉ, WEBSTER E FARLEY e ainda são citados entre outros as contribuições de PORTER, HUNT, KOTLER, HAMEL, PRAHALAD e MCKENNA.pt_BR
dc.description.abstractThe present study investigates the existing relationship between "market orientation" and business's performance in the Fiat car dealers in the States of Rio Grande do Sul and Santa Catarina. For this purpose, Markor Model, constructed by KOHLI, JA WORSKI & KUMAR (1993), was used to identi:fY the degree of market orientation of the researched companies. This permitted the construction of a ranking of degrees in market orientation to the consequent relationship with business's performance. Indicators of objective performance were used: market share, the evolution of market share and also the customer's satisfaction index (CSI) mensured every semester by Fiat. Thirty-nine Fiat-leased car dealers participated m the research being that the questionnaire sent was answered by companies CEO' s. The results of the research showed that the car dealers, which were studied, presented a high levei o f market orientation. The research cannot demonstrate the existence of a relation between the orientation for the market and that performance in the group companies studied, suggesting that there are other factors that intluence the results in the vehicle distribution sector. The study still introduces a bibliographical revision on the "market orientation" theme. The studies of the principal specialists KOHLI, JAWORSKI, DA Y, NARVER, DESHP ANDÉ, WEBSTER and F ARLEY are approached, as well as, among others contributions of PORTER, HUNT, KOTLER, HAMEL, PRAHALAD and MCKENNA are mentioned.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectOrientação : mercadopt_BR
dc.titleA orientação para o mercado e a performance dos negócios na rede de distribuidores de veículos Fiat nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000314411pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples