Desenvolvimento e validação de recursos educacionais como estratégia de ensino em fisiologia humana
Fecha
2020Co-director
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
A metodologia de ensino aplicada em sala de aula é tão importante quanto o conteúdo a ser ministrado pelo professor, e pode ser responsável por facilitar ou dificultar o aprendizado efetivo. Assim, há uma procura por inovação na área didáticopedagógica, considerando metodologias que engajem ativamente o aluno, além de contribuir para seu aprendizado. Por isso, o objetivo desse estudo foi desenvolver e validar dois recursos educacionais para o ensino de fisiologia e validá-los em duas universida ...
A metodologia de ensino aplicada em sala de aula é tão importante quanto o conteúdo a ser ministrado pelo professor, e pode ser responsável por facilitar ou dificultar o aprendizado efetivo. Assim, há uma procura por inovação na área didáticopedagógica, considerando metodologias que engajem ativamente o aluno, além de contribuir para seu aprendizado. Por isso, o objetivo desse estudo foi desenvolver e validar dois recursos educacionais para o ensino de fisiologia e validá-los em duas universidades, sendo uma pública (Universidade Federal do Pampa - Unipampa) e uma particular (Universidade Feevale). O assunto elencado para o desenvolvimento dos recursos foi transmissão sináptica (TS). Esta pesquisa foi dividida em dois estudos: o estudo 1 – jogo de tabuleiro, denominado “tabuleiro sináptico” (JTS); e o estudo 2 – modelos 3D de sinapse, denominado “quebra-cabeças 3D de sinapse” (qc3Ds). Em cada estudo os grupos experimentais foram classificados da seguinte forma: (i) grupo controle (GC), cujos alunos participaram somente da aula teórica tradicional; e, (ii) grupo teste (grupo jogo – GJ ou grupo 3D – G3D), cujos alunos participaram da aula teórica tradicional, no caso da Unipampa e assistiram videoaulas sobre o conteúdo, no caso da Universidade Feevale, e, adicionalmente, participaram de atividades envolvendo as metodologias de jogo ou modelo 3D. Os métodos de avaliação incluíram testes para a avaliação de conhecimentos (pré-teste, pós-teste imediato e tardio) e uma avaliação acerca da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso de metodologias de ensino-aprendizagem. No estudo 1 – JTS, foram incluídos 75 alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unipampa matriculados na disciplina de Fisiologia Humana I. Em ambos os grupos houve melhora dos índices de acertos: no grupo controle no pós-teste tardio em relação ao pré-teste (p < 0,0001), e em relação ao pós-teste imediato (p < 0,0001); já no GJ houve diferença entre o pré-teste e o pós-teste imediato (p = 0,016) e entre o pré-teste e o pós-teste tardio (p = 0,016). Entre os grupos, houve diferença somente no pós-teste imediato (p = 0,038). Ainda, todos os estudantes do GJ da Unipampa consideram que o JTS contribui para o entendimento e aprendizado do conteúdo de TS. Além disso, 65% também considera que o JTS colaborou com seu desempenho em outras disciplinas. No estudo 2 – qc3Ds, foram incluídos 123 alunos da Universidade Feevale (Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Quiropraxia e Farmácia), e 67 alunos da Unipampa (Enfermagem e Fisioterapia). Na Feevale o grupo controle melhorou seus índices de acertos no pós-teste imediato (p < 0,0001) e no pós-teste tardio (p < 0,0001), em comparação ao pré-teste. Da mesma forma o G3D melhorou seus índices de acertos em comparação no pós-teste imediato (p < 0,0001) e no tardio (p < 0,0001). No G3D houve ainda melhora do índice de acertos no pós-teste tardio em comparação ao pós-teste imediato (D) (p = 0,001). Na Unipampa houve melhoria no desempenho do GC no pós-teste tardio em comparação ao pré-teste (p < 0,0001) e ao pós-teste imediato (p < 0,0001). Já no G3D houve melhora no desempenho no pós-teste imediato (p = 0,029) e no pós-teste tardio (p < 0,0001). Adicionalmente, mais de 09% dos alunos de ambas as universidades acreditam que o qc3Ds colaborou para a compreensão do conteúdo. Este conjunto de resultados nos permite afirmar que o uso do JTS melhora o desempenho dos alunos no pós-teste imediato, e o mesmo pode ocorrer com o uso do qc3Ds, dando suporte a aplicação destes recursos em sala de aula. Além disso, os alunos consideram o uso de ambos os recursos educacionais extremamente positivo para a compreensão do conteúdo. ...
Abstract
The methodology applied in the classroom is as important as the content to be taught by the teacher and may be responsible for facilitating or hindering effective learning. Thus, there is a demand for innovation in the didactic-pedagogical area, considering methodologies that actively engage the student, as well as contributing to their learning. Therefore, this study aimed to develop and validate two educational resources for teaching physiology and validate them in two universities, one publi ...
The methodology applied in the classroom is as important as the content to be taught by the teacher and may be responsible for facilitating or hindering effective learning. Thus, there is a demand for innovation in the didactic-pedagogical area, considering methodologies that actively engage the student, as well as contributing to their learning. Therefore, this study aimed to develop and validate two educational resources for teaching physiology and validate them in two universities, one public (Pampa Federal University - Unipampa) and one private (Feevale University). The topic listed for resource development was synaptic transmission (ST). This research was divided into two studies: study 1 - board game, called “synaptic board” (SBG); and study 2 - 3D synapse models, called “3D synapse puzzles” (3Dsp). In each study the experimental groups were classified as follows: (i) control group (CG), whose students participated only in the traditional theoretical class; and (ii) test group (game group - GG or 3D group - 3DG), whose students participated in the traditional theoretical class, in the case of Unipampa, and watched video lectures about the content, in the case of Feevale University, and additionally participated in activities involving the game methodologies or 3D model. Assessment methods included tests for knowledge assessment (pretest, immediate and late posttest) and an assessment of students' perceptions of the contributions of using teaching-learning methodologies. In study 1 - JTS, 75 students from Unipampa's Nursing and Physiotherapy courses enrolled in the Human Physiology discipline were included. In both groups there was an improvement in the correctness rates: in the control group in the late post-test compared to the pretest (p <0.0001), and comparing to the immediate posttest (p <0.0001); In GJ, there was a difference between the pretest and the immediate posttest (p = 0.016) and between the pretest and the late posttest (p = 0.016). Between groups, there was difference only in the immediate posttest (p = 0.038). Also, all students from Unipampa GJ consider that JTS contributes to the understanding and learning of TS content. Also, 65% consider that JTS collaborated with its performance in other disciplines. In study 2 - qc3Ds, 123 students from Feevale University (Nursing, Physiotherapy, Biomedicine, Chiropractic and Pharmacy), and 67 Unipampa students (Physiotherapy and Nursing) were included. At Feevale, the control group improved its hit rates in the immediate posttest (p <0.0001) and late posttest (p <0.0001) compared to the pretest. Similarly, G3D improved its hit rates compared in the immediate (p <0.0001) and late (p <0.0001) posttests. In G3D, there was also an improvement in the late post-test correctness rate compared to the immediate post-test (D) (p = 0.001). In Unipampa there was an improvement in the performance of the CG in the late posttest compared to the pretest (p <0.0001) and the immediate posttest (p <0.0001). In G3D, there was an improvement in performance in the immediate posttest (p = 0.029) and the late posttest (p <0.0001). Additionally, more than 09% of students at both universities believe that qc3Ds contributed to the understanding of the content. This set of results allows us to state that the use of JTS improves student performance in the immediate posttest, and the same can occur with the use of qc3Ds, supporting the application of these resources in the classroom. Besides, students find the use of both educational resources extremely positive for understanding the content. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia.
Colecciones
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Ciencias Biologicas (4138)Fisiología (423)
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