Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Marcelo Jacquespt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Manuela Albornozpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marta Olívia Rovedder dept_BR
dc.contributor.authorTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-20T03:41:19Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1676-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210482pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de informação, tais como a Internet, revolucionou as formas de comunicação de maneira jamais vista. Uma das principais evidências desse fato é que as pessoas se aproximam, formando grupos de relacionamento online conhecidos por comunidades virtuais. Este artigo tem como propósito identificar as tendências quanto ao futuro das comunidades virtuais a partir da perspectiva de um perfil de usuário específico – os prosumers. Para tanto, foram realizadas combinações de diferentes técnicas qualitativas, envolvendo a utilização de imagens, entrevistas em profundidade, técnicas projetivas e, ainda, análise de cenários. Os resultados obtidos sugerem que as tendências de uso e participação das comunidades virtuais, do ponto de vista dos prosumers, estão vinculadas a cenários mais inovadores: de maior participação ativa dos usuários, maior envolvimento das pessoas, adoção de novas tecnologias e formas de acesso, entre outros. Além disso, demonstram a importância de sua consideração dentro das políticas de marketing e a influência que terão no futuro sobre os consumidores e sobre o processo de prosumption.pt_BR
dc.description.abstractThe development of communication and information technologies, like the Internet, has revolutionized forms of communication in a way never seen before. One of the main evidences of this fact is that people are joining together, forming online relationship groups known as virtual communities. The purpose of this paper is to identify the trends as to the future of virtual communities from the perspective of a specific user profile, the prosumer. To do so, combinations of different qualitative techniques were used, involving images, in-depth interviews, projective techniques and scenario analysis. The results obtained suggest that the use and participation trends of virtual communities, from the point of view of prosumers, are linked to more innovative scenarios, where there is a greater active participation by users, more involvement of people, the adoption of new technologies and forms of access. Furthermore, they show how important it is to consider them in marketing policies and the influence they will have in the future on consumers and on the prosumption process .en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRAE - eletrônica. Vol. 7, n. 2 (jul/dez 2008)pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual communitiesen
dc.subjectComunidades virtuaispt_BR
dc.subjectProssumidorpt_BR
dc.subjectProsumersen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.titleTendências sobre as comunidades virtuais da perspectiva dos prosumerspt_BR
dc.title.alternativeTendencias sobre las comunidades virtuales en la perspectiva de los prosumers es
dc.title.alternativeTrends in virtual communities from the perspective of presumers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110776pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples