Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação
dc.contributor.author | Bueno, José Geraldo Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Julio Romero | pt_BR |
dc.contributor.author | Baptista, Cláudio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Ivanilde Apoluceno de | pt_BR |
dc.contributor.author | Kassar, Monica de Carvalho Magalhaes | pt_BR |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rita Vieira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-20T04:15:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-6538 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/21021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é uma síntese do trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da Associação Brasileira de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, em 2003. A partir de duas grandes chaves de análise (Fundamentos das Políticas de Educação Especial e Normatização das Políticas Estaduais), procurou-se – através do conteúdo de documentos legais, promulgados pelos Conselhos e Secretarias Estaduais de Educação - mapear e analisar as semelhanças e diferenças regionais, sobre os seguintes aspectos: bases legais; princípios e diretrizes; conceituação de educação especial; conceituação do alunado; níveis de ensino abrangidos; estrutura organizacional de atendimento; organização curricular e pedagógica; serviços de apoio; tipos de formação e requisitos para a docência; e educação profissional. O mapeamento e análise aqui efetuados, com base nas diferenças e semelhanças regionais, tiveram por finalidade constituir material de referência para estudiosos e pesquisadores que se debruçam sobre as políticas de educação especial no Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper is a synthesis of the work presented at the 26th annual meetingof ANPED (Brazilian Association of Post-graduation and Research in Education) in 2003. Since two main issues of analysis: fundamentals of Special Education and normalization of public policies, we analysed regional differences and similarities through legal documents published by Public Councils and Educational Offices. It was based on: laws; principles and policies; concepts on Special Education and learners; teaching levels; organizational structure; curriculum and pedagogical organization; supporting services; requirements for teaching and professional education. The aim was to build reference material for educators and researchers who are concerned with special education policies in Brazil. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 11, n. 1 (jan./abr. 2005), p. 97-117 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Special education | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | en |
dc.subject | Regional policies | en |
dc.title | Políticas de educação especial no Brasil : estudo comparado das normas das unidades da Federação | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000564253 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)