Visibilidade invisível : a presença feminina na Escola de Artes de Porto Alegre (1910-1936)
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação investiga a presença feminina na Escola de Artes de Porto Alegre, órgão do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, a partir da constatação de que as alunas representavam 76,3% do total de matrículas e 83,3% das diplomações no período de 1910 a 1936. Analisa a relação entre a elevada presença das mulheres na Escola e a visibilidade e o reconhecimento dessas alunas. A abordagem utilizada é a história feminista da arte e a história das mulheres, a partir das autoras Griseld ...
Esta dissertação investiga a presença feminina na Escola de Artes de Porto Alegre, órgão do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, a partir da constatação de que as alunas representavam 76,3% do total de matrículas e 83,3% das diplomações no período de 1910 a 1936. Analisa a relação entre a elevada presença das mulheres na Escola e a visibilidade e o reconhecimento dessas alunas. A abordagem utilizada é a história feminista da arte e a história das mulheres, a partir das autoras Griselda Pollock (1995, 2003, 2013), Linda Nochlin (1988), Svetlana Alpers (1982) e Michelle Perrot (1988, 2005, 2008) e as discussões sobre arquivo e memória propostas por Maurice Halbwachs (2006), Andreas Huyssen (2000) e Jacques Le Goff (2013). Os dados resultaram de uma pesquisa documental, incluindo o levantamento quantitativo e qualitativo em documentos oficiais em guarda no Arquivo Histórico do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a pesquisa em periódicos que circulavam no período, preponderantemente A Federação, Correio do Povo, A Máscara e Revista do Globo. A pesquisa evidencia que a falta de um campo artístico consolidado, assim como o entendimento da educação artística como uma extensão mais sofisticada de um afazer doméstico, influiu para que as mulheres fossem maioria entre os alunos da Escola. A análise em periódicos mostrou que as mulheres ganhavam pouca visibilidade na esfera pública, em que pese a publicidade dada ao Instituto e à Escola; eram vistas em geral como grupo, não de forma individualizada. Depois de diplomadas, poucas apareceram em exposições individuais. Apesar de as mulheres serem a grande maioria de diplomados, aos alunos homens coube o espaço e o reconhecimento enquanto artistas. ...
Abstract
This dissertation investigates the female presence at Escola de Artes de Porto Alegre, an organ of the Instituto de Bellas Artes do Rio Grande do Sul, based on the fact that the female students represented 76,3% of the total enrollments and 83,3% of the graduates in the 1910 period to 1936. It analyzes the relationship between the high presence of women at EScola de Artes and the visibility and recognition of these students. The approach used is the feminist history of art and the history of wo ...
This dissertation investigates the female presence at Escola de Artes de Porto Alegre, an organ of the Instituto de Bellas Artes do Rio Grande do Sul, based on the fact that the female students represented 76,3% of the total enrollments and 83,3% of the graduates in the 1910 period to 1936. It analyzes the relationship between the high presence of women at EScola de Artes and the visibility and recognition of these students. The approach used is the feminist history of art and the history of women (Griselda Pollock, 2013, Linda Nochlin, 1971, Svetlana Alpers, 1982, Michelle Perrot, 1988, 2005) and discussions on archival and memory (Maurice Halbwachs, 2006, Andreas Huyssen, 2000, Jacques Le Goff, 2013). The data resulted from a documental research, including the quantitative and qualitative survey in official documents in guard in the Arquivo Histórico do Instituto de Artes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), and the research in periodicals that circulated in the period, predominantly A Federação, Correio do Povo, Máscara e Revista do Globo. The research shows that the lack of a consolidated artistic field, as well as the understanding of artistic education as a more sophisticated extension of a domestic work, influenced the women to be the majority among the students of the Escola de Artes. The analysis in periodicals showed that the women gained little visibility in the public sphere, in spite of the publicity given to the Institute and to the School; were generally viewed as a group, not individually. After graduating, few appeared in individual exhibitions. Although women are the vast majority of graduates, the male students had space and recognition as artists. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License