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dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorPavão, Caterina Marta Groposopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-17T04:15:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20932pt_BR
dc.description.abstractInvestiga o uso das teses e dissertações depositadas no Lume - Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, buscando saber quem usa, quais os documentos mais utilizados, seus respectivos orientadores e programas de pós-graduação.Tem o objetivo de levantar questionamentos e possíveis respostas que evidenciem a importância dos repositórios institucionais para a comunicação da literatura científica em acesso aberto numa instituição de ensino superior. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. A primeira delas foi realizada por meio da análise estatística dos downloads ocorridos no perodo de 1º de março a 31 de maio de 2009, o que permitiu obter informações sobre o uso das teses e dissertações, orientando a seleção dos sujeitos para a etapa seguinte. A segunda etapa, qualitativa, foi desenvolvida mediante entrevistas realizadas com os professores que obtiveram o maior índice de downloads por documentos. Os entrevistados se manifestaram sobre os dados coletados, dando sua opinião sobre o seu significado, importância e possíveis usos. Mais amplamente, os resultados obtidos nas duas etapas apontam para a inegável importância dos repositórios institucionais no processo de comunicação da produção científica de uma instituição de ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractIt investigates the use of the thesis and dissertations deposited on Lume Repositrio Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, attempting toknow who uses it, which documents are utilized, the respective guiders and postgraduationprograms. It aims to raise questions and possible answers thatdemonstrate the importance of institutional repositories to the communication ofscientific literature in open access at an institution of higher education. Datacollection was performed in two steps. The first step was performed by statisticalanalysis of the downloads occurred in the period from March, 1st of May, 31st of 2009,which provided information about the use of thesis and dissertations, guiding theselection of subjects for the next step. The second step, qualitative, was developedthrough interviews with teachers who achieved the highest rate of downloads perdocument. The respondents expressed an opinion on the data collected, about itsmeaning, significance and possible uses. More broadly the results obtained in twosteps point to the undeniable importance of institutional repositories in thecommunication process of scientific production of an institution of higher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific communicationen
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectInstitutional repositoriesen
dc.subjectUso de informaçãopt_BR
dc.subjectOpen accessen
dc.subjectAcesso abertopt_BR
dc.titleContribuição dos repositórios institucionais à comunicação científica : um estudo na Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000736619pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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