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dc.contributor.advisorRecuero, Raquel da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorSudbrack, Shanapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-28T03:36:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207752pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo compreender o impacto do uso da plataforma de redes sociais online Facebook no comportamento eleitoral nas eleições brasileiras de 2018. O pleito eleitoral brasileiro de 2018 foi atípico e marcado por uma profunda polarização política. Levando em consideração que o Facebook é a plataforma de redes sociais online mais utilizada no mundo e no Brasil e que o assunto mais popular da plataforma é política, aproveitamento o momento político para investigar como a ferramenta influência na aquisição de informações políticas e no debate político, além de como as três teorias clássicas do comportamento eleitoral se aplicam às interações realizadas através da ferramenta. Também nos questionamos como fenômenos apontados pela literatura, como desordem informativa, filtro bolha, câmara de eco e discurso incivilizado, influenciam nesses processos comunicacionais. Para responder aos problemas dessa dissertação, desenvolvemos uma pesquisa em três etapas: a realização de um primeiro questionário no início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio - do dia 1º ao dia 11 de setembro de 2018 -, a realização de uma série de entrevistas em profundidade e, por fim, a realização de um segundo questionário após o segundo turno das eleições 2018, para investigar possíveis alterações nas respostas após o pleito.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the impact of the social networking platform Facebook on electoral behavior in the Brazilian elections of 2018. The 2018 Brazilian elections was atypical and marked by a deep political polarization. Taking into account that Facebook is the most used social networking platform in the world and in Brazil and the most popular subject in this platform is politics, we propose to take advantage of the political moment to investigate how this platform influences the acquisition of political information and the political debate. We also want to investigate how the three classic theories of electoral behavior apply to the interactions carried out through the media. In addition, we try to understand how phenomena pointed out in the literature, such as information disorder, filter bubble, echo chamber and uncivil speech influence these communication processes. To answer the problems of this dissertation, we developed a research in three stages: the realization of a first questionnaire at the beginning of the electoral propaganda on television and radio - from the 1st to the 11th of September 2018 -, the realization of a series of interviews in depth and, finally, the realization of a second questionnaire after the second round of the 2018 elections, to investigate possible changes in the responses after the election.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial networking platformen
dc.subjectEleições : Brasilpt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectInformational disorderen
dc.subjectIdeological bubbleen
dc.subjectElectoral behavioren
dc.titleDesordens informativas e bolhas ideológicas na campanha eleitoral 2018: os impactos do uso do Facebook no comportamento eleitoralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113045pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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